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Investigadoras e investigadores do grupo em Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento do Laboratório de Aprendizagem, Instrução e Carreira do CIPsi publicaram os seguintes artigos:

 

Integrative review on career interventions with unemployed people: Nature, outcomes, and recommendations - Carvalho - Journal of Employment Counseling:


Esta revisão integrativa da literatura sintetiza a investigação sobre intervenções de carreira para pessoas em situação de desemprego. Os resultados destacam diversas modalidades de aconselhamento, enfatizando as intervenções em grupo e o atendimento remoto. As recomendações práticas enfatizam o apoio psicológico abrangente, o aconselhamento orientado para objetivos e o apoio pós-intervenção. Estes conhecimentos sublinham a importância da Psicologia Vocacional na abordagem do desemprego, com impacto nas políticas governamentais e nos serviços de carreira.
doi.org/10.1002/joec.12214

 

Future time orientation, life projects, and career self-efficacy of unemployed individuals:


Este estudo examinou a relação entre duas variáveis do futuro psicológico e a sua relação com a autoeficácia na carreira em indivíduos desempregados. Os resultados mais relevantes sugerem que os indivíduos desempregados com um sentido mais forte de orientação para o futuro têm maior probabilidade de identificar e envolver-se nos seus projetos de vida, e que esta organização dos seus projetos de vida é mediada pelos seus níveis de autoeficácia na carreira. Em termos gerais, o estudo fornece informações importantes sobre os fatores psicológicos que podem ter impacto nos comportamentos de carreira dos indivíduos desempregados, bem como sobre as características das intervenções psicológicas de carreira junto deste público.
https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1230851

 

Em co-autoria com investigadores da Universidade do Algarve, o artigo:  Validation of a Portuguese version of the multidimensional measure of employability - Gamboa - Journal of Employment Counseling - Wiley Online Library:


Os resultados deste estudo permitiram identificar evidências de validade e de fiabilidade para Portugal da Medida Multidimensional de Empregabilidade (MME) com base na sua estrutura interna e nas relações com a autoeficácia e o sucesso na carreira. A MME fornece uma ferramenta para a investigação e aconselhamento de carreira, permitindo uma avaliação abrangente da empregabilidade e intervenções personalizadas, ao mesmo tempo que reconhece a interação entre as dimensões da empregabilidade.
https://doi.org/10.1002/joec.12216

 

Em co-autoria com investigadores da Universidade Católica Portuguesa, o artigo: Social-Emotional Skills, Career Adaptability, and Agentic School Engagement of First-Year High School Students:


Os resultados mais relevantes deste estudo deste estudo indicam que as competências sócioemocionais e a adaptabilidade de carreira explicam 32% da variância e contribuem significativamente para explicar o envolvimento escolar e agência dos estudantes do primeiro ano do ensino secundário. Alinhado com a literatura, este estudo apoia as recomendações para o desenvolvimento de práticas psicológicas integradoras que reconheçam as variáveis sócioemocionais, de carreira e académicas ao promover o ajustamento psicossocial dos alunos.
https://doi.org/10.3390/ijerph20085597