Passar para o conteúdo principal
MCROSOFT 365: Migração do domínio @psi. O que fazer?

Aqui ficam algumas informções para os acessos|configurações após a migração do dominio @psi para o Microsoft 365:
Equipamento base para garantir bom funcionamento:

  • Sistema Operativo: Windows 8, Windows 10 ou Windows 11;
  • Microsoft Office: Office 2016 (atualizado), 2019, 2021 ou Office 365.

Verificações

  • Ter os computadores e/ou portáteis atualizados com os últimos updates;
  • Ter os computadores com todos os updates Microsoft efetuados.

Configurações do E-mail

  • Após a migração, as contas configuradas com os protocolos POP e IMAP deixaram de funcionar;
  • Após a migração, as contas configuradas com o protocolo Exchange continuaram a funcionar.


Na sequência da migração efetuada pelos serviços, seguem algumas indicações com finalidade de tentar ajudar a quem ainda esteja com alguns problemas em aceder ao e-mail.
Para aceder ao e-mail via web por favor utilizar o seguinte endereço: https://outlook.office365.com/
Depois usar as devidas credencias dxxxx@uminho.pt

Para quem usar as aplicações do computador (Outlook ou Mail) e continua com alguns constrangimentos terá de ser feita uma correção na configuração da mesma:

  • macOS (Mail)
    1. Temos de ir a Definições > Mail > Contas > Escolher a conta xxxx@psi.uminho.pt e “apagar conta”;
    2. Adicionar Conta > Microsoft Exchange > inserir e-mail xxxx@psi.uminho.pt; colocar a descrição desejada > Iniciar sessão > Colocar as credencias de autenticação: Login: dxxx | Pass XXX > Aceitar > Guardar;
  • Windows (Outlook)
    1. Temos de ir a File > Account Settings > Account Settings... > Remove (apagar a conta de e-mail);
    2. File > + Add Account > inserir e-mail xxxx@psi.uminho.pt; selecionar a checkbox "Let me setup my account manually"; Connect > Selecionar "Microsoft 365" ou "Exchange" > Colocar as credencias de autenticação: Login: dxxx | Pass XXX e "INICIAR SESSÃO" > Selecionar "No, sign in to this app only" > Selecionar a checkbox "Use Cached Exchange Mode to download email to an Outlook data file" e em "Download email from the past:" selecionar "All" > Done
SOFTWARE: Qual software tenho disponível para instalação através da UMinho?

O CIPsi disponibilizade uma série de Softwares para uso dos seus Docentes, Investigadores e Alunos, tais como:

  • Qualtrics;
  • IBM SPSS Statistics;
  • IBM SPSS AMOS;
  • SuperLab;
  • NVivo 14;
  • MATLAB;
  • Office365: Disponível para os alunos da Escola de Psicologia (Nota: a licença deste software está ativa enquanto o aluno tiver matrícula ativa). https://www.office365.com/

NOTA: Dado o número reduzido de determinados Softwares, a instalação e licenciamento será sempre motivo de análise caso a caso, para uma ótima gestão das licenças disponíveis.

Mais informações: 
https://cipsi.uminho.pt/recursos-softwares

VPN: O que é e para que Serve?

O VPN (Virtual Private Network), é um protocolo informático que cria uma ligação segura entre dois pontos da rede: Computador do Utilizador e a Universidade do Minho.
Dado que os serviços disponibilizados pela Universidade do Minho têm que estar protegidos mas acessíveis aos seus utilizadores autorizados, a solução é criar uma ligação segura entre o utilizador e a Universidade por VPN.

Que serviços necessitam estar protegidos mas acessíveis?

  • Plataforma de Internet;
  • Bases de Dados pagas disponibilizadas na Biblioteca;
  • Servidores de Ficheiros;
  • Acesso remotos a máquinas na EPsi.


O serviço VPN da Universidade do Minho pode ser configurado com uma das aplicações (Instaladas no Computador):

  • AnyConnect;
    Configurações Genéricas:
    Host Endereço do Servidor: vpn.uminho.pt
    Group Authentication Name: geral
    Group Authentication Password: geral
  • eduVPN (download);
  • ou pode também ser acedido através da página web: https://vpn.uminho.pt
     
Existe acesso à rede eduroam para Visitantes?

SIm, existe uma conta de acesso à rede eduroam para visitantes, para isso coocar as seguintes credenciaias:

Login: V254@uminho.pt
Pass:  32UVXCVS

 

FixBug SPSS macOS Sonoma?

Ver instruções para resolução do Bug: Guião

Download FixBug SPSS 29 macOS Sonoma

FileSender FCCN: Como enviar ficheiros de grande dimensão?

O FileSender FCCN é um modo seguro de partilhar ficheiros de grande dimensão (100GB). Faça Login para enviar ficheiros ou convidar alguém a enviar-lhe ficheiros. 
Link: https://filesender.fccn.pt/ 

Fazer Login e utilizar as credencias da Universidade do Minho

RECUPERAÇÃO de PASSWORD: Preciso alterar a password institucional. Como o posso fazer?

Para alterar/recuperar a password associada aos serviços da Universidade do Minho deverá usar o seguinte link: https://rstacc.uminho.pt/default.aspx.