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A Doutora Irene Cadime, investigadora do Laboratório de Aprendizagem, Instrução e Carreira, e a Doutora Montserrat Comesaña Vila, investigadora do Laboratório de Cognição Humana, tiveram os seus projetos recomendados para financiamento do Observatório Social da Fundação “la Caixa” .

O objetivo deste concurso foi apoiar projetos de investigação em ciências sociais nos quais se utilizem dados de inquéritos quantitativos sobre educação e sociedade em Portugal.

O projeto “How have pandemic-related events shaped family practices and children's language development?”, da Doutora Irene Cadime, tem como objetivo avaliar de que forma os eventos relacionados com a pandemia de COVID-19 (como por exemplo, o confinamento, os períodos de quarentena ou o uso obrigatório de máscara) moldaram as práticas familiares e o desenvolvimento da linguagem das crianças nos seus três primeiros anos de idade. A investigadora vai dedicar-se a perceber se as crianças possuem um desenvolvimento da linguagem inferior ao esperado, tendo em conta os valores normativos estabelecidos antes da pandemia. Com este projeto, pretende ainda analisar se os períodos de maior isolamento foram uma oportunidade para a realização de atividades promotoras da linguagem em contexto familiar para a generalidade das famílias ou se estas práticas variaram largamente em função do contexto, com as devidas consequências no desenvolvimento das crianças. Prevê-se que os resultados do projeto possam informar as políticas educativas e servir de base à criação de programas de intervenção.

Com o projeto “The impact of Multilingualism on children's academic and cognitive achievement”, a Doutora Montserrat Comesaña Vila propõe-se a avaliar o impacto de diferentes práticas de ensino de uma segunda língua no desempenho académico e cognitivo das crianças. Estes resultados serão de especial relevância não apenas para o avanço do conhecimento sobre a transferência linguística, mas também para ajudar os responsáveis pelos currículos educacionais e os pais a avaliar, promover e reforçar as melhores práticas no ensino.

Mais informações: https://bit.ly/3XHKgmL