TCTML-i - Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura-informativo: manual técnico
Viana, Fernanda Leopoldina
; Cadime, Irene Maria Dias;Santos, Sandra Cristina Silva
;Spinillo, Alina Galvão
Miscellaneous
O TCTML-i permite avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos informativos e a evolução nesta competência ao longo dos três últimos anos do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Para a avaliação da compreensão de textos informativos na modalidade de leitura foram construídos 4 textos informativos. Os textos utilizados são originais e foram elaborados expressamente para o desenvolvimento da BAL, através de um trabalho de cooperação com os escritores, de modo a assegurar que os textos se ajustavam em termos de extensão e vocabulário aos níveis de escolaridade das crianças.
O TCTML-i pode ser aplicado individualmente ou coletivamente em formato papel e lápis. Existem 3 versões (2º, 3º e 4º anos de escolaridade) constituídas, cada uma delas, por 33 itens. Cada item corresponde a uma pergunta com resposta de escolha múltipla.
Níveis de compreensão avaliados: Compreensão Literal, Compreensão Inferencial, Reorganização e Compreensão Crítica.
A tarefa da criança consiste na leitura de pequenos textos, cada um deles seguido de um conjunto de perguntas e das respetivas opções de resposta.
Este trabalho insere-se no âmbito do projeto “Investigação e avaliação de leitura no 1.º ciclo: Desenvolvimento de inventários de avaliação de leitura” (PTDC/PSI-PED/098592/2008) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do POPH-QREN, comparticipado pelo Fundo Social Europeu e por fundos nacionais do MCTES.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion