Perceção do apoio dos professores e rendimento académico de estudantes do ensino superior em Moçambique
Pimentel, Patrícia Raquel Azevedo
Thesis
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
O percurso no Ensino Superior é descrito como um momento significativo da vida dos estudantes
em que estes se deparam com desafios académicos e psicossociais. O sucesso desse percurso é muitas
vezes avaliado pelo rendimento académico dos estudantes que pode ser favorecido através de apoios
contextuais. Este estudo explora a variância do apoio dos professores de acordo com o rendimento
académico de estudantes do Ensino Superior em Moçambique. Participaram 200 estudantes, de ambos
os sexos, sendo 62 (31.0%) mulheres e 138 (69.0%) homens, com idades compreendidas entre os 18
e os 58 anos (M = 28.35, DP =8.14) que responderam a um questionário sociodemográfico e a um
questionário de autorrelato que avaliou a perceção do apoio dos docentes. Recorreu-se a analises de
variância ANOVA Oneway, que indicaram que estudantes com rendimento académico alto possuem
maior perceção de apoio dos professores. Estes resultados reforçam a importância da formação docente
considerar formas efetivas de apoio que correspondam às necessidades de estudantes com percursos
académicos diferenciados.
The Higher Education pathway is described as an important trajectory in students' lives when
they face academic and psychosocial challenges. The success of this pathway is often assessed by
students' academic achievement which can be enhanced through contextual supports. This study
explores the variance of teacher support according to the academic achievement of higher education
students in Mozambique. A total of 200 students of both genders, 62 (31.0%) female and 138 (69.0%)
male, aged between 18 and 58 years (M = 28.35, SD = 8.14) participated in the study. Oneway ANOVA
analysis of variance was performed, which indicated that students with high academic achievement have
a higher perception of teacher support. These results highlight the importance of teacher training
considering effective forms of support that meet the needs of students with different academic paths.