Passar para o conteúdo principal

Ana Paula Soares

Gabinete 1100, Escola de Psicologia, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga-Portugal
asoares@psi.uminho.pt | +351 253 604 236
.
Ensino
  • Professor Auxiliar
    Instituição
    Departamento de Psicologia Básica, Escola de Psicologia, Universidade do Minho
    Data de início
Investigação
  • Investigador
    Instituição
    Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), Escola de Psicologia, Universidade do Minho
    Data de início
Cargos e Funções
  • Membro da Comissão Diretiva do Centro de Investigação em Psicologia
    Instituição
    CIPsi
    Data de início
  • Coordenador(a) de Grupo de Investigação
    Instituição
    Grupo de Investigação em Psicolinguística, Laboratório de Cognição Humana
    Data de início
  • Membro do Conselho Pedagógico
    Instituição
    Escola de Psicologia, Universidade do Minho
    Data de início
Bio

Ana Paula Soares é Professora Auxiliar com Agregação no Departamento de Psicologia Básica na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. É também membro do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Universidade do Minho onde coordena o Grupo de Investigação em Psicolinguística (GIP), do Laboratório de Cognição Humana (LCH).Tem interesses de pesquisa na área da aquisição e processamento da linguagem humana e suas interfaces com os campos aplicados clínicos e educacionais, bem como com as áreas computacionais de processamento de linguagem natural e inteligência artificial. Publicou mais de 80 artigos em revistas especializadas e vários capítulos e livros (editados). Investigadora principal de diferentes projetos de pesquisa financiados por instituições públicas e privadas portuguesas (Fundação para a Ciência e Tecnologia, Fundação Belmiro de Azevedo), e membro de muitos outros financiados por instituições nacionais e internacionais. O seu currículo inclui também a supervisão de vários estudantes de mestrado e doutoramento, bem como estágios científicos. Ana Paula Soares também possui vasta experiência no ensino de diferentes cursos de cognição e linguagem a nível de graduação e pós-graduação. Atualmente, dirige o Programa de Doutoramento em Psicologia Básica na Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

 

Formação
Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia (três anos de Psicologia geral e dois anos de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
Instituição
Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho
Nível de Formação
Licenciatura
Data de conclusão
Psicologia Escolar e da Educação
Instituição
Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho
Nível de Formação
Mestrado
Data de conclusão
Psicologia
Instituição
Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho
Nível de Formação
Doutoramento
Data de conclusão
Idioma
Português
Inglês
Leitura
Utilizador Proficiente
Escrita
Utilizador Proficiente
Compreensão
Utilizador Proficiente
Espanhol; Castelhano
Leitura
Utilizador Proficiente
Compreensão
Utilizador Proficiente
Ensino
Monitor
Instituição
Departamento de Psicologia, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho
Data de início
Data de conclusão
Assistente
Instituição
Departamento de Psicologia, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho
Data de início
Data de conclusão
Professor Auxiliar
Instituição
Departamento de Psicologia Básica, Escola de Psicologia, Universidade do Minho
Data de início
Publicações
Projeto
Neurodevelopmental correlates of implicit-explicit learning mechanisms in children with Specific Language Impairment (SLI): Evidence from Event-Related Brain Potentials (ERP)
Função Desempenhada
Investigador responsável
Data de início
Data de conclusão
Estado do Projeto
Em curso
Instituição
CIPsi
Entidade Financiadora
FCT
Referência de financiamento
POCI-01-0145-FEDER-028212
Valor de financiamento
€226245
Second language sentence processing: Syntactic ambiguity resolution in late English learners at different proficiency levels
Função Desempenhada
Investigador responsável
Data de início
Data de conclusão
Estado do Projeto
Concluído
Instituição
CIPsi
Entidade Financiadora
FCT
Referência de financiamento
EXPL/MHC-PCN/0859/2013
Valor de financiamento
€46468
Procura Palavras (P-PAL): A software program for deriving objective and subjective psycholinguistics indices for European Portuguese words
Função Desempenhada
Investigador responsável
Data de início
Data de conclusão
Estado do Projeto
Concluído
Instituição
CIPsi
Entidade Financiadora
FCT
Referência de financiamento
PTDC/PSI-PCO/104679/2008
Valor de financiamento
€161743
Supervisão Científica
Orientador
Grau
Doutoramento
Título
Speech production in bilinguals: The role of phonology in Tip Of the Tongue states resolution
Data de início
Data de conclusão
Instituição
Escola de Psicologia, Universidade do Minho
Orientador
Grau
Doutoramento
Título
Code switching costs in trilinguals: Effects of directionality, word status and task, School of Psychology
Data de início
Instituição
Escola de Psicologia, Universidade do Minho
Orientador
Grau
Doutoramento
Título
Syllable effects in the visual word recognition of European Portuguese words: Behavioral and electrophysiological evidence
Data de início
Instituição
Escola de Psicologia, Universidade do Minho
Orientador
Grau
Doutoramento
Título
Statistical Learning in Children With and Without Developmental Dyslexia: Behavioural and Electrophysiological Evidence
Data de início
Instituição
Escola de Psicologia, Universidade do Minho