Passar para o conteúdo principal

IntersectVAW&DV. Exploring Intersectionality of Violence Against Women and Domestic Violence: Needs, Impact and Services Effectiveness (SR21-00215)

Completo

About

Estudar a diversidade dentro dos grupos sociais e identificar a complexidade das experiências das vítimas, ou seja, explorar os efeitos interativos de género, etnia, classe, estatuto de imigrante e outras características (localização social das vítimas) na violência contra as mulheres e violência doméstica; analisar as competências profissionais, serviços de apoio culturalmente informados e concordantes com o trauma e abordagens (análise crítica das instituições).

Design/metodologia/abordagem: Usando uma metodologia quantitativa, este projeto irá recolher dados primários com vítimas (estudo 1) para compreender as suas necessidades e o impacto da vitimização através de uma abordagem interseccional; e com profissionais (estudo 2) para compreender as práticas no sistema de proteção em Portugal (por exemplo, competências culturais e cuidados informados sobre o trauma interseccional).

Resultados potenciais: Este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento e integração de indicadores de categorias interseccionais na recolha de dados sobre VAWDV em Portugal; informar a necessidade já reconhecida de rever as ferramentas de avaliação de riscos; e contribuir para práticas mais inclusivas e ajustadas no sistema de proteção de vítimas português. Relevância social da pesquisa: Contribuir para alguns objetivos do milénio, nomeadamente produzir conhecimento e melhorar práticas em Portugal para reduzir todas as formas de violência contra todas as mulheres e raparigas nos espaços público e privado, e promover práticas profissionais ancoradas na justiça social e na equidade.

Originalidade/valor do projeto: Tradicionalmente, o estudo da VAWDV baseia-se em abordagens individualizadas e dicotomizadas (por exemplo, baseadas no género) que falham em reconhecer as dinâmicas de poder e as desigualdades estruturais. A originalidade/valor deste projeto é adotar uma perspetiva mais abrangente e integradora, capaz de considerar o papel dos processos estruturais, sociais e institucionais para explicar a vitimização, o impacto e abordar as práticas profissionais.

Data de Início:
Data de Fim: