Passar para o conteúdo principal

Tânia Moreira

Campus de Gualtar - Edificio 14 - 1.57
taniamoreira@psi.uminho.pt |
.
Investigação
  • Investigador
    Instituição
    Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
Bio

Doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho em 2021, é atualmente Investigadora Júnior no Centro de Investigação em Psicologia da mesma universidade. A sua investigação foca-se principalmente nos processos de aculturação de grupos étnicos marginalizados e no seu impacto nos processos de aprendizagem e de inclusão social. O seu trabalho resultou na publicação de 23 artigos em revistas científicas com revisão por pares, que têm recebido considerável atenção e citação (índice h: Scopus 8; Google Scholar 9). Além disso, lidera a equipa de investigação REDeEM, co-orienta quatro teses de doutoramento e duas dissertações de mestrado, refletindo o seu compromisso com a orientação da próxima geração de investigadores.

Para além das suas atividades de investigação e ensino, tem estabelecido uma vasta rede científica internacional, que lhe permite partilhar e trocar conhecimentos com outros investigadores e profissionais interessados em intervenções baseadas em evidências. Em setembro de 2022, participou numa estadia de investigação no estrangeiro, onde desenvolveu competências e procurou sinergias com outros grupos de investigação, construindo colaborações e redes internacionais. Adicionalmente, foi selecionada para integrar o Programa Internacional de Mentoria promovido pela International Mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education (IMFAHE). Este programa visa facilitar a criação de redes de colaboração global e a troca de conhecimentos, proporcionando ferramentas e informações valiosas sobre como se destacar como investigadora e docente. No domínio da docência, tem leccionado em unidades curriculares relacionadas com motivação e autorregulação da aprendizagem, intervenção em contexto escolar, parentalidade e educação e análise de dados qualitativos e quantitativos.