Exploração vocacional em adolescentes: avaliação de uma intervenção em classe
Königstedt, Martina
; Taveira, Maria do CéuArtigo de Jornal
Analisa-se o impacto de uma intervenção psicológica na exploração e tomada de decisão vocacional em adolescentes portugueses. Em contexto curricular e de classe, desenvolveram-se actividades de exploração do meio e do Eu com 39 alunos e 43 alunas do 9o ano, entre 13 e 17 anos (M=14,4, DP=0,95). Em um design pré/pós-teste, aplicaram-se o Career Exploration Survey (CES) e o Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ). Os resultados do teste do sinal evidenciaram ganhos significativos (p<0,01) nas dimensões de exploração e diminuição significativa da falta de informação profissional (p<0,01) e do total das dificuldades de decisão (p<0,05). Observou-se um padrão de correlações negativas (ró de Spearman) entre as duas medidas vocacionais, evidenciando uma relação entre a informação explorada na intervenção e a diminuição das dificuldades de decisão por falta de motivação. Em geral, os resultados suportam a importância do papel da exploração da carreira na diminuição das dificuldades de tomada de decisão.
This study analyses the impact of a psychological intervention to promote vocational exploration and decisionmaking
in Portuguese adolescents. Activities to foster exploration of self and environment were developed in a classroom
program with 39 boys and 43 girls, all 9th grade students, between 13 and 17 years of age (M=14,4, SD=0.95). Following a
pre/post-test design, the Career Exploration Survey (CES), and the Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ) were
administered. Results of sign-test showed significant increments (p<0.01) in all of the exploration dimensions, significant
reduction of lack of occupational information (p<0.01) and of the total of career decision-making difficulties (p<0.05).
Negative correlations (Spearman’s rho) between the two career measures was observed, evidencing a relationship between
information explored during intervention and decreased difficulty with decision-making due to lack of motivation. In general,
results support the importance of career exploration on diminishing decision-making difficulties.
Evalúa-se el impacto de una intervención psicológica que fomenta la exploración y la decisión vocacional en
adolescentes portugueses. Fueran efectuadas actividades de exploración del medio ambiente y del yo en contexto curricular
de clase con 39 alumnos y 43 alumnas del curso 3º ESO, 13 hasta 17 años (M=14,4, DP=0,95). Utilizó-se un diseño pre/posteste,
con aplicación del Career Exploration Survey (CES) y Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ). Resultados
del test del señal evidencian beneficios significativos (p<0,01) en las dimensiones de la exploración, reducción significativa
de ausencia de información ocupacional (p<0,01) y total de dificultades de decisión (p<0,05). Ha sido observado un patrón
de correlaciones negativas (ró de Spearman) entre las dos medidas vocacionales, mostrando relación entre la información
explorada e la disminución de las dificultades de decisión por falta de motivación. En general, resultados sostienen la
importancia de la exploración de carrera en la disminución de las dificultades de decisión