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Exploração vocacional em adolescentes: avaliação de uma intervenção em classe

Exploração vocacional em adolescentes: avaliação de uma intervenção em classe

Königstedt, Martina

; Taveira, Maria do Céu
| Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas | 2010 | DOI

Journal Article

Analisa-se o impacto de uma intervenção psicológica na exploração e tomada de decisão vocacional em adolescentes portugueses. Em contexto curricular e de classe, desenvolveram-se actividades de exploração do meio e do Eu com 39 alunos e 43 alunas do 9o ano, entre 13 e 17 anos (M=14,4, DP=0,95). Em um design pré/pós-teste, aplicaram-se o Career Exploration Survey (CES) e o Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ). Os resultados do teste do sinal evidenciaram ganhos significativos (p<0,01) nas dimensões de exploração e diminuição significativa da falta de informação profissional (p<0,01) e do total das dificuldades de decisão (p<0,05). Observou-se um padrão de correlações negativas (ró de Spearman) entre as duas medidas vocacionais, evidenciando uma relação entre a informação explorada na intervenção e a diminuição das dificuldades de decisão por falta de motivação. Em geral, os resultados suportam a importância do papel da exploração da carreira na diminuição das dificuldades de tomada de decisão.
This study analyses the impact of a psychological intervention to promote vocational exploration and decisionmaking
in Portuguese adolescents. Activities to foster exploration of self and environment were developed in a classroom
program with 39 boys and 43 girls, all 9th grade students, between 13 and 17 years of age (M=14,4, SD=0.95). Following a
pre/post-test design, the Career Exploration Survey (CES), and the Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ) were
administered. Results of sign-test showed significant increments (p<0.01) in all of the exploration dimensions, significant
reduction of lack of occupational information (p<0.01) and of the total of career decision-making difficulties (p<0.05).
Negative correlations (Spearman’s rho) between the two career measures was observed, evidencing a relationship between
information explored during intervention and decreased difficulty with decision-making due to lack of motivation. In general,
results support the importance of career exploration on diminishing decision-making difficulties.
Evalúa-se el impacto de una intervención psicológica que fomenta la exploración y la decisión vocacional en
adolescentes portugueses. Fueran efectuadas actividades de exploración del medio ambiente y del yo en contexto curricular
de clase con 39 alumnos y 43 alumnas del curso 3º ESO, 13 hasta 17 años (M=14,4, DP=0,95). Utilizó-se un diseño pre/posteste,
con aplicación del Career Exploration Survey (CES) y Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ). Resultados
del test del señal evidencian beneficios significativos (p<0,01) en las dimensiones de la exploración, reducción significativa
de ausencia de información ocupacional (p<0,01) y total de dificultades de decisión (p<0,05). Ha sido observado un patrón
de correlaciones negativas (ró de Spearman) entre las dos medidas vocacionales, mostrando relación entre la información
explorada e la disminución de las dificultades de decisión por falta de motivación. En general, resultados sostienen la
importancia de la exploración de carrera en la disminución de las dificultades de decisión

Publicação

Ano de Publicação: 2010

Editora: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Identificadores

ISSN: 0103-863X