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Adaptação do questionário de confiança no médico em pacientes com diabetes tipo 2 e seus parceiros

Adaptação do questionário de confiança no médico em pacientes com diabetes tipo 2 e seus parceiros

Pereira, M. Graça;

Pedras, Susana

;

Machado, José Cunha

| Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em Psicologia | 2013 | DOI

Artigo de Jornal

Scale numa amostra Portuguesa de diabéticos tipo 2 e seus companheiros. Participaram no estudo 340 diabéticos diagnosticados no ano anterior a avaliação e respectivos companheiros. O estudo da
validade revelou dois fatores que explicaram 53,66% da variância total: “Escala de Confiança na Relação” que explica 40,28% da variância e “Escala de Confi ança na Competência” que explica
13,38%, nos diabéticos, e 53,56% da variância total, 41,43% e 12,12% respectivamente. A escala apresenta boa validade convergente estando correlacionada com a adesão à medicação e uma boa validade descriminante em termos de idade e gênero reunindo as condições para ser utilizado em
pacientes diabéticos Portugueses e seus companheiros.
The present study focused on the psychometric properties of the Portuguese version of Trust in Physician
Scale (TPS) in a sample of Portuguese type 2 diabetics and their partners. Three hundred and
forty diabetics diagnosed in the year prior to the assessment participated in the study as well as their
partners. The validity study revealed two factors that explained 53.66% of the total variance: “Trust
in Relationship” explains 40.28% of the variance and “Trust in Competence” explains 13.38% of
the variance for the diabetics; and for their partners 53.56% of total variance, 41.43% and 12.12%,
respectively. The scale shows good convergent validity being correlated with adherence to medication
and a good descriminant validity in terms of age and gender validity gathering the necessary
conditions for its use with Portuguese diabetic patients and their partners
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Publicação

Ano de Publicação: 2013

Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pós-Graduação em Psicologia

Identificadores

ISSN: 0102-7972