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Helena Mendes Oliveira

Campus de Gualtar - Edificio 14 - 1.06
holiveira@psi.uminho.pt |
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Investigação
  • Investigador Júnior
    Instituição
    Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
    Data de início
Bio

Desde 2014, tenho trabalhado como investigador no Grupo de Investigação em Psicolinguística (RGP; CIPsi; Universidade do Minho), colaborando diariamente com a coordenadora do RGP, Professora Ana Paula Soares, uma das mais reconhecidas Psicolinguistas portuguesas. Ter a oportunidade de estar diretamente envolvido em vários projetos de pesquisa permitiu-me explorar mais profundamente diferentes tópicos de investigação e desenvolver várias habilidades e competências de pesquisa. Além disso, durante este tempo, tenho colaborado de perto com a maioria dos projetos desenvolvidos dentro do RGP, o que resultou em mais de trinta publicações, muitas em revistas internacionais de alto impacto revisadas por pares (Q1 ou Q2), e mais de vinte apresentações em reuniões nacionais e internacionais. Entre os projetos em que estive envolvido está o desenvolvimento de uma base de dados lexical - The Minho Word Pool (consultar http://p-pal.di.uminho.pt/about/databases). Fazer parte desta equipa permitiu-me desenvolver competências específicas no desenvolvimento deste tipo de ferramentas, o que será sem dúvida muito útil para o desenvolvimento da base de dados sobre morfologia que pretendo criar nos próximos anos. O facto de ter supervisionado várias teses de mestrado e uma dissertação de doutoramento constitui uma grande vantagem para poder recrutar novos estudantes interessados em desenvolver o seu trabalho no campo da morfologia. Outro projeto importante em que estive diretamente envolvido nos últimos três anos (e do qual sou Co-PI) foi um projeto financiado pela FCT (POCI-01-0145-FEDER-028212) - Correlatos Neurodesenvolvimentais de mecanismos de aprendizagem implícita-explícita em crianças com Perturbação Específica da Linguagem: Evidência dos Potenciais Evocados Relacionados com Eventos (PTDC/PSI-ESP/28212/2017). Em particular, colaborei ativamente no desenvolvimento e implementação das tarefas experimentais, na análise de dados, bem como em todos os processos de divulgação dos resultados, como a escrita de artigos e apresentações orais (note-se que, a partir deste projeto, foram publicados mais de dez artigos, bem como uma dissertação de doutoramento e várias teses de mestrado). Além disso, dentro deste projeto e de outros projetos em que estive envolvido, tive a oportunidade de estabelecer redes nacionais e internacionais, colaborando com vários laboratórios e investigadores nacionais e internacionais no campo da Psicolinguística, Linguística e Engenharia Computacional, o que constitui um ativo muito importante para desenvolver uma nova linha de pesquisa numa área interdisciplinar, como é o caso do Processamento Morfológico. Também colaborei, como revisor, com várias revistas internacionais (por exemplo, Applied Psycholinguistics; Bilingualism: Language and Cognition; Diacrítica; Language Learning; Frontiers in Communication - secção de Ciências da Linguagem; International Journal of Bilingualism). Além disso, nos últimos anos, tive a oportunidade de lecionar várias disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação (por exemplo, Psicologia da Linguagem, Métodos de Investigação em Psicologia), bem como fazer parte dos comités científicos de várias reuniões nacionais e internacionais.

 

 

 

 

Formação
Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas
Instituição
Universidade do Minho
Nível de Formação
Doutoramento
Psicologia Escolar
Instituição
Universidade do Minho
Nível de Formação
Mestrado
Ciências Cognitivas
Instituição
Universidade do Minho
Nível de Formação
Pós-Graduação
Psicologia
Instituição
Universidade do Minho
Nível de Formação
Licenciatura
Idioma
Português
Conversação
Utilizador Proficiente
Leitura
Utilizador Proficiente
Escrita
Utilizador Proficiente
Compreensão
Utilizador Proficiente
Inglês
Conversação
Utilizador Independente
Leitura
Utilizador Proficiente
Escrita
Utilizador Proficiente
Compreensão
Utilizador Proficiente
Italiano
Conversação
Utilizador Independente
Leitura
Utilizador Proficiente
Escrita
Utilizador Independente
Compreensão
Utilizador Proficiente
Espanhol; Castelhano
Conversação
Utilizador Elementar
Leitura
Utilizador Proficiente
Escrita
Utilizador Independente
Compreensão
Utilizador Proficiente
Francês
Conversação
Utilizador Elementar
Leitura
Utilizador Independente
Escrita
Utilizador Elementar
Compreensão
Utilizador Independente
Ensino
Professor Auxiliar Convidado
Instituição
Universidade Portucalense Infante D. Henrique
Data de início
Data de conclusão
Professor Auxiliar Convidado
Instituição
Universidade do Minho
Data de início
Data de conclusão
Professor Auxiliar Convidado
Instituição
ISMAI - Universidade da Maia
Data de início
Data de conclusão
Assistente Convidado
Instituição
ISMAI - Universidade da Maia
Data de início
Data de conclusão
Monitor
Instituição
Universidade do Minho
Data de início
Data de conclusão
Investigação
Investigador Júnior
Instituição
Universidade do Minho
Data de início
Colaborador(a) de Investigação
Instituição
Universidade do Minho
Data de início
Data de conclusão
Projeto
Neurodevelopmental correlates of implicit-explicit learning mechanisms in children with Specific Language Impairment: Evidence from Event-Related Brain Potentials
Função Desempenhada
Investigador co-responsável
Data de início
Data de conclusão
Estado do Projeto
Concluído
Instituição
Universidade do Minho
Entidade Financiadora
FCT
Referência de financiamento
PTDC/PSI-ESP/28212/2017
Valor de financiamento
€226245