Publicação | A transparência de género nas línguas

O género gramatical é uma característica fundamental em muitas línguas, variando em transparência. No espanhol, por exemplo, existem pistas claras como "-a" para o feminino e "-o" para o masculino, enquanto no holandês essa relação é mais opaca. Este fenómeno é conhecido como o "continuum de transparência de género".

Montserrat Comesaña Vila, investigadora do CIPsi, colaborou com investigadores do CIMCYC, da Universidade Goethe de Frankfurt e da Universidade de Santiago de Compostela no desenvolvimento de um modelo para quantificar a transparência de género gramatical. Este modelo, testado com o português e o holandês, permite prever a aquisição, representação e processamento do género em diferentes línguas.

A investigação confirmou que línguas transparentes, como o português, facilitam a aprendizagem e compreensão do género gramatical, ao contrário de línguas mais opacas, como o holandês.

Os resultados abrem novas possibilidades para explorar o impacto do género gramatical no processamento mental das línguas.

Gráfico transparencia de género

Para ler o artigo completo:

Referencia completa: Sá-Leite, A. R., Simpson, I. C., Fraga, I. & Comesaña, M. (2024). A standardized approach to measuring gender transparency in languages. Acta Psychologica, 246. https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2024.104236