Meta Análise com R: uma Abordagem Prática
- Duração: 18 horas
- Datas: 25 de junho a 01 de julho de 2024
- Horário: 3ª a 5ª feira: 13h30 às 17h30 | 2ª feira: 13h30 às 15h30
- Modelo: Online ao Vivo Plataforma Cisco Webex

O uso da meta-análise como metodologia de investigação para sintetizar e interpretar grandes conjuntos de dados de estudos existentes tem crescido exponencialmente.
Esta formação pretende fornecer uma introdução prática sobre como meta-análises podem ser conduzidas. Inicialmente serão considerados procedimentos comuns a estudos de revisão para identificar questões, e a busca e extração de dados de fontes secundárias (estudos). Os passos analíticos essenciais para meta-análise, considerando uma abordagem teórico-prática, incluem agregação de medidas de resultado, gráficos de floresta, diagnósticos de heterogeneidade, análises de subgrupo, meta-regressão, métodos para controlar o viés de publicação, avaliações de viés de risco e ferramentas de visualização.
Exemplos de tópicos avançados, altamente relevantes na publicação e em sínteses aplicadas em contextos profissionais, como meta-análises de múltiplos níveis, desenho com medidas repetidas ou métodos bayesianos de estimativas também são abordados. Encontrar referências bibliográficas exige um ótimo gerenciamento para tirar delas o melhor partido. Um software especializado como o EndNote permite importar referências da web (bases de dados como a PlubMed ou Web of Science), organizá-las em grupos de assuntos e usá-las quando se escreve um artigo científico. Permite igualmente incluir nestas referências os respetivos PDFs e facilmente consultá-los. Citar em quanto se escreve é um recurso precioso para quem está envolvido na escrita de uma dissertação, de um relatório ou artigo científico.
Será entregue um certificado DGERT / GADES Solutions (Nota: A GADES é certificada pela DGERT)
- Link para instalação do EndNote (versão trial)
- Link para instalação do R e RStudio
- Gravações das Sessões do Curso
- Slides e material demonstrado no decorrer do curso, em formato digital
Humberto M. Carvalho
Professor do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, com incidência em modelação hierárquica/multinível e métodos Bayesianos.
Doutorado pela Universidade de Coimbra. Faz investigação principalmente na área de treino de jovens, contando com extensa publicação científica aplicado a modelos analíticos avançados em contextos aplicados na área das Ciências Médicas e da Saúde e na área das Ciências Sociais.
Adicionalmente é membro de comissão editorial de revistas científicas na área das Ciências do Desporto e Psicologia.
Rui Resende
Professor na Universidade da Maia, de Metodologia de Investigação em cursos de mestrado e doutoramento com incidência na Metodologia Qualitativa usando como ferramenta o software NVivo.
Doutorado pela Universidade da Corunha. Faz investigação na área da formação de treinadores e de professores de EF contando com inúmeros artigos, capítulos de livros e livros editados nesta área de investigação.
Diretor editorial do Jornal of Sport Pedagogy and Research e Coach Developer pelo ICCE (International Council for Coaching Excelence).
Colabora com a GADES desde 2019, tendo lecionado mais de 28 cursos de Análise Qualitativa com NVivo e colaborado em diversos projetos de investigação.
Programa
1. O que são meta-análises
2. Assunções, vantagens e limitações das meta-análises
3. Etapas de busca e seleção de estudos, extração de dados e avaliação crítica dos estudos, incluindo a utilização do programa Endnote para gestão das referências bibliográficas
4. Passos analíticos da meta-análise: agregação de medidas de resultado, gráficos de floresta, diagnósticos de heterogeneidade, análises de subgrupo, meta-regressão, métodos para controlar o viés de publicação, avaliações de viés de risco e ferramentas de visualização 5. Tópicos avançados em meta-análises, incluindo meta-análises de múltiplos níveis, meta- análise de estudos com medidas repetidas, e métodos bayesianos de estimativas
6. Redação e publicação
7. Aplicação Prática