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O CIPsi acolhe...Eunice Fernandes

Anfiteatro da EPsi |

Nesta talk apresentarei o projeto ‘Language in social context: Pragmatic processing during comprehension in old age and bilingualism’, um projeto financiado pela FCT no quadro do CEEC e que desenvolverei no CIPsi. Farei uma revisão da literatura e do meu próprio trabalho anterior para enquadrar e mostrar a relevância desta investigação.

 

 

Abstract
Nesta talk apresentarei o projeto ‘Language in social context: Pragmatic processing during comprehension in old age and bilingualism’, um projeto financiado pela FCT no quadro do CEEC e que desenvolverei no CIPsi. Farei uma revisão da literatura e do meu próprio trabalho anterior para enquadrar e mostrar a relevância desta investigação.  


A investigação em processamento da linguagem tem mostrado que, quer os adultos idosos quer os falantes bilingues, compreendem a linguagem falada mais lentamente, comparativamente com jovens adultos e monolingues (Fernandes et al., 2024). Esta evidência vem de estudos psicolinguísticos que examinaram a compreensão da linguagem com recurso a paradigmas em que os estímulos linguísticos são apresentados sem integração num contexto social. Contudo, o uso da linguagem ocorre sobretudo na interação com outras pessoas, e pode ser afetado por outros mecanismos, designadamente de atenção social. Um desses mecanismos é o ‘gaze following’, a tendência para olharmos para onde outras pessoas olham, que se pensa ser parte importante da capacidade de mentalização (theory of mind, i.e., a capacidade de representar o estado mental do outro indivíduo). Há já evidência de que este mecanismo de atenção visual conjunta pode facilitar a compreensão da linguagem, por exemplo, fazendo com que objectos mancionados no discurso sejam mais rapidamente identificados quando são olhados por outra pessoa (e.g., Jachmann et al., 2019). No entanto, esta evidência prévia examinou apenas jovens adultos. 


Recentemente mostrámos que, em certas circunstâncias, os adultos idosos podem fazer mais uso destas pistas socias do que os jovens adultos, em tarefas de visualização de cenas (scene viweing; Fernandes et al., 2022). Por outro lado, o facto de os bilingues mostrarem melhor performance que os monolingues em tarefas de mentalização como ‘perspective taking’ (Fan et al., 2015) faz-nos antever que possivelmente também terão mais propensão a fazer gaze following, em comparação com falantes monolingues. Se assim fôr, é possível que os benefícios do ‘gaze following’ para a compreensão da linguagem falada sejam também observados em adultos idosos e falantes bilingues, para os quais estas pistas sociais podem ser ainda mais relevantes. 


Este projeto vai determinar os efeitos de gaze following na comprensão da linguagem em jovens adultos e adultos idosos, monolingues e bilingues, usando métodos que incluem eye-tracking, EEG, e interações sociais reais. A investigação, que integra a cognição social e o processamento da linguagem, deverá ser relevante também para estratégias de abordagem ao declínio da função linguística associado ao envelhecimento, e políticas de apendizagem de segunda(s) língua(s).


Fan, SP, Liberman, Z, Keysar, B and Kinzler, KD (2015). The exposure advantage: Early exposure to a multilingual environment promotes effective communication. Psych. Science, 26, 1090–1097
Jachmann, T. K., Drenhaus, H., Staudte, M., & Crocker, M. W. (2019) Influence of speakers’ gaze on situated language comprehension: Evidence from Event-Related Potentials, Brain and Cognition, 135.
Fernandes, E.G., Segaert, K., Rahman, F., Wetterlin, A., & Wheeldon, L. (2024). Bilingualism and ageing independently impact on language processing: evidence from comprehension and production. Bilingualism: Language and Cognition, 1–15. 
Fernandes, E. G., Tatler, B., Slessor, G., & Phillips, L. H. (2022) Age differences in gaze following: Older adults follow gaze more than younger adults when free-viewing scenes,  Experimental Aging Research, 50(1), 84–101.


Bio
Eunice G. Fernandes é Investigadora Auxiliar na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UM), membro do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi). Desde a atribuição do seu doutoramento em Ciência Cognitiva (Universidade de Lisboa) em 2015 teve três posições de pós-doutoramento, na Universidade Paris-Diderot (France), na Universidade de Aberdeen (UK) e na Universidade de Agder (Noruega). O seu interesse principal é em como as pessoas compreendem a linguagem, e em como os processos de Compreensão podem diferir em falantes monolingues e bilingues, e em jovens adultos e adultos idosos. Tem também interesse no fenómeno de Gaze Following, um mecanismo de atenção social pelo qual tendemos a seguir o olhar das outras pessoas, e que se sabe ser afetado pelo envelhecimento. O seu projeto atual na UM vai investigar como as pistas do olhar podem ser usadas para ajudar a compreensão da linguagem em pessoas mais velhas e também em bilingues.