Passar para o conteúdo principal

Estudo de uma população de obesos após realização de gastrobandoplastia

Estudo de uma população de obesos após realização de gastrobandoplastia

Capela, Susana

; Maia, Ângela
| 2009 | URI

Artigo de Jornal

Pretendeu-se caracterizar um grupo de 46 obesos que realizaram a cirurgia de colocação de banda gástrica ao nível sócio-demográfico, funcionamento actual e experiências adversas vividas na infância e compreender até que ponto a adversidade na infância poderia explicar os problemas de saúde física e psicológica nesta fase.
Método: Os participantes preencheram: Questionário Sócio-Demográfico e de História da Infância, Questionário de Saúde, Rotterdam Symptom Checklist, Ways of Coping Questionaire e Brief Symptons Inventory.
Resultados: A adversidade na infância é um preditor significativo da psicopatologia, doenças e queixas físicas na idade adulta. Tendo em conta os resultados de avaliações pré-cirúrgicas de outros trabalhos, os nossos resultados mostraram um menor relato de exposição a experiências adversas, um menor índice de psicopatologia e uma maior utilização de estratégias de coping directo.
Conclusão: A exposição a adversidade afecta o funcionamento dos sujeitos e a gastrobandoplastia pode ser um recurso para melhorar o funcionamento dos sujeitos obesos, mas pode-se pôr a hipótese de que após cirurgia os problemas são desvalorizados.

Publicação

Ano de Publicação: 2009

Identificadores

ISBN: 978-989-95509-1-9