Passar para o conteúdo principal

Relação entre perturbação psicológica e suporte social em vítimas de acidentes

Relação entre perturbação psicológica e suporte social em vítimas de acidentes

Freitas, Silviana

;

Rodrigues, Isabel

; Maia, Ângela
| 2009 | URI

Artigo de Jornal

Os acidentes graves são uma problemática recorrente na sociedade e possuem um forte impacto no bem-estar físico e psicológico do indivíduo. Método: 51 vítimas de acidentes graves (de viação, de trabalho, domésticos e de lazer), maiores de 16 anos, responderam a questionários sobre percepção de ameaça, dissociação peri-traumática, estado de saúde, Perturbação de Stress Pós-Traumático (PTSD na sigla inglesa), depressão e ansiedade.
Resultados: a percepção de ameaça e a dissociação peri-traumática relacionam-se com PTSD. Além disso, quanto mais dissociação peri-traumática, mais ansiedade, e um pior estado de saúde correlaciona-se com mais ansiedade. Quanto menos suporte social mais PTSD, ansiedade e depressão. Há relação elevada entre PTSD, ansiedade e depressão.
Conclusão: Este estudo mostra que a percepção de ameaça do acidente e a dissociação peri-traumática se relacionam com perturbação actual e que o suporte social é uma variável muito importante para a saúde mental após acidentes graves.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Publicação

Ano de Publicação: 2009

Identificadores

ISBN: 978-989-95509-1-9