Adaptação humana ao stress: estudo com professores do ensino básico e secundário
Rodrigues, Ana Gabriela Ferreira
Tese
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
Este estudo analisou a relação entre a avaliação cognitiva e a saúde mental dos
professores. Participaram no estudo 402 professores da zona norte de Portugal
sendo que, 289 eram do sexo feminino e 113 do sexo masculino. As idades dos
participantes variaram entre os 30 e os 63 anos (M = 47.17, DP = 7.65). O
protocolo de avaliação incluiu um questionário demográfico, a Escala de
Avaliação Cognitiva (EAC) e o General Health Questionnaire 12 (GHQ-12).
Os resultados demonstraram que 87.1% dos professores reportaram níveis
significativos que condicionam o estado de saúde mental, sendo a
ansiedade/depressão a dimensão de maior prevalência. Verificou-se também
que a perceção de ameaça e a perceção de controlo são preditores significativos
da saúde mental dos professores. Em síntese, os processos de avaliação
cognitivo são importantes para compreender o estado de saúde mental dos
professores.
This study seeks to analyze the relationship between cognitive appraisal and the
mental health of teachers. The research was conducted with 402 teachers from
the north of Portugal, 289 females and 113 males, aged between 30 and 63
years (M = 47.17, SD = 7.65). The evaluation protocol included a demographic
questionnaire, the Cognitive Assessment Scale (CAS), and the General Health
Questionnaire 12 (GHQ-12). The results showed that 87.1% of teachers
reported significant levels which affect the state of mental health, with
anxiety/depression being the most prevalent dimension. Moreover, it was
verified that the perception of threat and the control perception are significant
predictors of the psychological health of teachers. In summary, the cognitive
assessment processes are important to understand the state of mental health of
teachers.