Passar para o conteúdo principal

What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon

What is cerebral palsy?: examining elementary school students’ knowledge on the phenomenon

Peixoto, Joana Catarina da Silva

| 2017 | URI

Tese

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
A paralisia cerebral é a deficiência física mais comum na infância. Apesar dos
comprometimentos motores e secundários, as crianças com paralisia cerebral estão integradas
no sistema de educação. Contudo, investigações prévias mostram que estas crianças nem
sempre estão bem integradas na escola e que atitudes negativas para com esta condição clínica
estão relacionadas com falta de conhecimento. Esta investigação tem como objectivo analisar
o conhecimento de alunos do ensino básico sobre a paralisia cerebral. Foram analisadas 80
definições de paralisia cerebral escritas por 80 estudantes do 4º e 5º ano. Os resultados
revelaram que a maioria das respostas são incorrectas porque os participantes confundiram a
paralisia cerebral com outras condições ou indicaram que a origem do problema está na
paralisação do cérebro. Por outro lado, as respostas consideradas correctas revelaram ser
muito incompletas no seu conteúdo. Os resultados também mostraram que estudantes com
experiência pessoal com alguém com paralisia cerebral fornecem mais respostas correctas.
Estes resultados sugerem que existe necessidade de fornecer informação aos alunos sobre a
paralisia cerebral e as dificuldades de uma criança com esta condição. Espera-se que
aumentando o conhecimento dos alunos sobre a paralisia cerebral, ajude à integração na
escola das crianças com esta condição e promova o seu envolvimento.
Cerebral palsy is the most prevalent physical disability during childhood. Globally, the
number of children with disabilities being integrated into the general school system is raising.
Still, previous studies have reported that these children are not always well integrated in
school and that negative attitudes towards people with these conditions may be linked to lack
of knowledge. This research aims to analyze elementary school students' knowledge about
cerebral palsy. Eighty definitions of cerebral palsy were provided by students from the 4th
and 5th grades. Findings indicate that the majority of responses are incorrect because the
participants confounded cerebral palsy with other conditions or indicated the origin of the
impairments is in a brain which is paralyzed. Conversely, the correct responses were very
incomplete regarding their content. Data also showed that students with personal experience
with someone with cerebral palsy provided more correct definitions than their counterparts
without this experience. These results indicate the need to provide information to students
about cerebral palsy and the difficulties of children with this condition. Raising students’
knowledge on cerebral palsy is expected to help integrate children with this condition in
school and promote their school engagement.

Publicação

Ano de Publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201757311