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O papel da oxitocina e do cortisol no retraimento social dos bebés institucionalizados e na responsividade dos cuidadores

O papel da oxitocina e do cortisol no retraimento social dos bebés institucionalizados e na responsividade dos cuidadores

Abreu, Maria Filomena Gomes de

| 2013 | URI

Tese

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde)
A institucionalização tem demonstrado ter impacto no desenvolvimento socioemocional
das crianças, contribuindo para o modo como estas estabelecem relações
interpessoais. Apesar das evidências, existem poucos estudos que relacionem o
desenvolvimento dos comportamentos sociais das crianças institucionalizadas num
enquadramento neurobiológico. Neste estudo pretendeu-se analisar os níveis de
oxitocina e de cortisol de 17 bebés, no momento da sua admissão na instituição, e o
papel destas hormonas no comportamento de retraimento social dos bebés e na
responsividade dos cuidadores 6 meses depois. Os resultados revelaram que bebés com
níveis mais elevados de cortisol na admissão têm cuidadores menos responsivos, e
apresentam uma tendência para maior retraimento social, 6 meses depois. Relativamente
aos níveis de oxitocina, verificou-se que bebés com níveis mais elevados desta hormona
tendem a ser mais retraídos socialmente e a terem prestadores de cuidados menos
responsivos após seis meses. Os resultados deste estudo sugerem que os níveis
hormonais do bebé, à entrada na instituição, podem estar associados ao seu
desenvolvimento sócio-emocional e à qualidade da interação com os cuidadores na
instituição. Ainda que exploratório, este estudo revela a importância dos fatores
neurobioquímicos no momento da admissão para a compreensão das trajetórias
desenvolvimentais em bebés institucionalizados.
Institutionalization has had an impact on socio emotional development of children,
contributing to how they interact with others. Despite the evidence, there are few studies that
relate the development of social behavior of institutionalized children in a neurobiological
framework. In this study we analyze the levels of oxytocin and cortisol of 17 infants, at the
time of their admission to the institution, and the role of these hormones in the infants’ social
withdrawal behavior and in caregivers’ responsiveness six months later. The results showed
that infants with higher levels of cortisol, on admission, have less responsive caregivers and
have a tendency to be more socially withdrawn, 6 months after. It was also found that infants
with higher levels of oxytocin tend to be more socially withdrawn and have less responsive
caregivers 6 months after admission The results suggest that prior hormone levels in infants,
on admission, may be associated with their socio/emotional development and with the
interaction quality with caregivers in the institution, 6 months after. In spite of the exploratory
feature, this study reveals the importance of neurobiological factors at the admission to
understand the developmental pathways in institutionalized infants.

Publicação

Ano de Publicação: 2013

Identificadores

ISSN: 201110083