Transição universidade-emprego: relações entre prontidão adaptativa, respostas adaptativas e empregabilidade percebida
Pinheiro, Marco António Custódio
Tese
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
Atualmente, o constructo da adaptabilidade de carreira é um dos principais alvos da investigação
em psicologia vocacional. Neste estudo foram analisadas duas dimensões da adaptabilidade de
carreira na vida adulta, a prontidão adaptativa e as respostas adaptativas e, ainda, a empregabilidade
percebida, de forma a compreender melhor os efeitos diretos e indiretos da adaptabilidade na
empregabilidade percebida. O estudo contou com uma amostra de 222 participantes de ambos os
sexos (177 mulheres e 45 homens) com uma média de idades de 22.70 anos (DP = 2.66), a
frequentar os últimos três semestres da sua graduação ou pós-graduação, nas zonas norte, centro,
sul e ilhas de Portugal. Foi usada a Utrecht Work Engagement Scale for Students para medir a
prontidão adaptativa, a Escala do Desenvolvimento de Carreira de Estudantes Universitários para
avaliar as respostas adaptativas e a Escala de Empregabilidade Percebida para avaliar a
empregabilidade percebida. Os resultados de uma análise de caminhos demonstram a existência de
relações diretas e indiretas estatisticamente significativas entre as variáveis, destacando-se a
dedicação (subescala da prontidão adaptativa) com o maior efeito direto nas respostas adaptativas
e indireto na empregabilidade percebida, através das respostas adaptativas.
Currently, the construct of career adaptability is one of the main focus of research in vocational
psychology. In this study, two dimensions of career adaptability in adulthood, adaptivity and
adapting responses, as well as perceived employability, were analyzed in order to better understand
the direct and indirect effects of adaptability on perceived employability. The study includes a
sample of 222 participants of both sexes (177 women and 45 men) with a mean age of 22.70 years
(SD = 2.66), attending the last three semesters of their graduation or postgraduate studies, in the
north, central, south regions and islands of Portugal. The Utrecht Work Engagement Scale for
Students was used to measure adaptivity, the University Student Career Development Scale was
used to assess adapting responses, and the Perceived Employability Scale was used to assess the
perceived employability. The results of a path analysis demonstrate the existence of direct and
indirect relationships statistically significant among the variables, emphasizing the role of
dedication (adaptivity dimension), with the greatest direct effect on adapting and indirect effect on
the perceived employability through adapting.