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Raciocínio e rendimento escolar: estudo com adolescentes moçambicanos da 8.ª à 10.ª classe

Raciocínio e rendimento escolar: estudo com adolescentes moçambicanos da 8.ª à 10.ª classe

Amaral, Argentil O.

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Almeida, Leandro S.

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Morais, Manuel J.

| Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | 2014 | URI

Artigo Científico

Com este estudo pretendemos analisar a relação entre a inteligência e o rendimento
académico, assumindo que tal relação pode ser importante na explicação de algumas dificuldades de aprendizagem ou de alguns problemas de comportamento dos alunos. Neste sentido, tomámos uma amostra de 1080 alunos moçambicanos, provenientes de escolas públicas e privadas da cidade de Quelimane, que frequentavam a 8.ª, 9.ª e 10.ª Classes. Para a avaliação da inteligência considerámos os resultados dos alunos na Bateria de Provas de Raciocínio (BPR7/9; Almeida & Lemos, 2006). Trata-se de uma bateria formada por cinco subtestes, que avaliam a inferência e a aplicação de relações (raciocínio), recorrendo a itens de conteúdo verbal, abstrato, numérico, espacial e mecânico. O rendimento escolar foi obtido a partir das classificações dadas pelos professores nas diferentes disciplinas curriculares. Os coeficientes de correlação apontam para uma associação moderada entre as habilidades cognitivas e o rendimento académico dos alunos, sendo esses coeficientes mais elevados quando o conteúdo curricular das disciplinas e o conteúdo dos itens das provas mais se aproximam. Igualmente se verificou uma descida nas correlações quando se avança na escolaridade dos alunos da amostra.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Publicação

Ano de Publicação: 2014

Editora: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)