A controvérsia da avaliação psicológica e o estudo da diferenciação cognitiva na infância
Martins, Ana A.
;Alves, Ana Filipa
;Brito, Lurdes
;Almeida, Leandro S.
Artigo Científico
O debate em torno do número e organização das habilidades cognitivas mantém-se como um dos temas atuais no estudo da inteligência, nomeadamente no seio da abordagem psicométrica. Considerando-se que a maioria dos autores defende que a diferenciação cognitiva (formação das aptidões ou habilidades cognitivas diferenciadas) ocorre a partir da adolescência, com a realização deste estudo pretende-se averiguar a sua incidência ou sinais de ocorrência, já na infância. Nesta comunicação, a par da descrição deste projeto de investigação, dos objetivos e da metodologia utilizada junto de uma amostra nacional de crianças entre os 5 e os 9 anos,
respeitando o género, o nível socioeconómico e o meio de proveniência, analisa-se também a
controvérsia em torno da avaliação da inteligência através dos testes psicológicos.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Universidade do Minho