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A controvérsia da avaliação psicológica e o estudo da diferenciação cognitiva na infância

A controvérsia da avaliação psicológica e o estudo da diferenciação cognitiva na infância

Martins, Ana A.

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Alves, Ana Filipa

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Brito, Lurdes

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Almeida, Leandro S.

| Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | 2014 | URI

Artigo Científico

O debate em torno do número e organização das habilidades cognitivas mantém-se como um dos temas atuais no estudo da inteligência, nomeadamente no seio da abordagem psicométrica. Considerando-se que a maioria dos autores defende que a diferenciação cognitiva (formação das aptidões ou habilidades cognitivas diferenciadas) ocorre a partir da adolescência, com a realização deste estudo pretende-se averiguar a sua incidência ou sinais de ocorrência, já na infância. Nesta comunicação, a par da descrição deste projeto de investigação, dos objetivos e da metodologia utilizada junto de uma amostra nacional de crianças entre os 5 e os 9 anos,
respeitando o género, o nível socioeconómico e o meio de proveniência, analisa-se também a
controvérsia em torno da avaliação da inteligência através dos testes psicológicos.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Universidade do Minho

Publicação

Ano de Publicação: 2014

Editora: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)