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Autoconceito em alunos moçambicanos: resultados em função do género e do contexto sociocultural

Autoconceito em alunos moçambicanos: resultados em função do género e do contexto sociocultural

Campira, Farissai P.

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Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro

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Almeida, Leandro S.

| Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | 2014 | URI

Artigo Científico

O autoconceito é descrito internacionalmente como uma variável psicológica importante na explicação da aprendizagem e do sucesso escolar dos alunos, nomeadamente na adolescência. Este artigo analisa a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar de uma amostra de alunos moçambicanos. O estudo contou com a participação de 561 alunos das escolas da Província de Sofala, com idades que variam entre 11 a 22 anos, sendo 290 do sexo masculino e 271 do sexo feminino, assim como 266 do contexto urbano e 295 do contexto rural. Os resultados sugerem níveis mais elevados de autoconceito para os alunos do contexto urbano, quando comparados com os alunos de contexto rural. Não foram encontradas diferenças nos níveis de autoconceito comparando rapazes e raparigas.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Universidade do Minho

Publicação

Ano de Publicação: 2014

Editora: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)