Passar para o conteúdo principal

Avaliação da formação: um estudo de caso

Avaliação da formação: um estudo de caso

Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques

| 2011 | URI

Apresentação

Apresentação efetuada no II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional, Lisboa, 2011
A avaliação da formação sendo uma importante e útil etapa do ciclo de formação é também muito exigente no seu desenho e concretização. Algumas das razões que são apontadas para a sua menor realização incidem precisamente sobre as dificuldades metodológicas, em especial a qualidade psicométrica de instrumentos e a identificação de critérios de impacto (Kraiger, McLinden, & Casper, 2004) bem como constrangimentos ao nível organizacional e da estratégia de avaliação (Dionne, 1996, p. 282).
É nosso objectivo apresentar o estudo de caso de um processo de avaliação da formação realizado numa empresa de prestação de serviços. Esta empresa pretendia avaliar um programa de formação específico com incidência sobre a aprendizagem e comportamentos dos formandos e do seu impacto em termos de capacidade de empregabilidade. Foram avaliadas três edições do curso de formação cujo objectivo principal era dotar os formandos, com formação diversificada ao nível da licenciatura, de competências na área de gestão e assim aumentar a sua capacidade de empregabilidade.
Foi realizado um processo de avaliação com base no modelo de Kirkpatrick (Kirkpatrick & Kirkpatrick, 2006) e que incluiu entrevistas, focus group e inquéritos aos elementos envolvidos no programa de formação (formandos, formadores e organizações de acolhimento).

Publicação

Ano de Publicação: 2011