Ler melhor para ler mais
Viana, Fernanda Leopoldina
Artigo Científico
Compreender o que se lê é determinante para o sucesso escolar e pessoal de cada
pessoa. Apesar do investimento na promoção da leitura que, nos últimos anos tem sido
feito em Portugal (ex: PNL, RBE, PNEP, Casa da Leitura), persiste um elevado número
de alunos com dificuldades em compreender o que lê. Estas dificuldades têm
implicações não só ao nível da generalidade das aprendizagens que os alunos devem
efetuar ao longo do seu percurso escolar como podem estar, igualmente, a limitar a
motivação para a leitura. Encontramos aqui um ciclo complexo de causalidade entre
compreensão e leitura: quem lê mais lê melhor e quem lê melhor lê mais. Neste sentido
é necessário empreender acções que contribuam para elevar o nível de compreensão
leitora dos alunos.
Nesta comunicação apresentam-se as linhas mestras dos programas “Aprender a
compreender torna mais fácil o saber” e “Aprender a compreender. Do saber… ao
saber fazer”, destinados, respectivamente, a alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
Baseados nos modelos teóricos sobre compreensão e na abordagem vygotskiana da
aprendizagem, apresentam como objectivos principais o desenvolvimento das
competências de compreensão leitora, de estratégias de leitura e de metacompreensão.