A experiência passada de institucionalização e o seu significado atual para os sujeitos
Santos, Maria Adelaide Mendes
;Martins, Paula Cristina
Artigo Científico
Esta investigação analisa as narrativas de jovens – adultos acerca das experiências de
institucionalização na sua infância e/ou adolescência e a sua perceção acerca da influência que
estas exerceram no seu percurso e condições de vida atuais. Para o efeito, foi constituído um
grupo de estudo de quinze indivíduos que viveram em regime de acolhimento institucional
prolongado em Lar de Infância e Juventude. Apesar de alguns trabalhos já realizados em
Portugal sobre o tema, ainda é escassa a investigação à volta desta problemática,
nomeadamente, de pesquisas que assentem nas narrativas dos próprios sujeitos, que se
debrucem sobre as perceções e significados que estes atribuem à vivência institucional e à
eventual repercussão desta experiência na sua qualidade de vida e bem‐estar atual,
reforçando assim a necessidade deste estudo. A investigação seguiu uma metodologia
qualitativa, utilizando o modelo de entrevista semi‐estruturada que decorre da sua adequação
ao objeto de estudo. Procurou‐se compreender quatro etapas distintas do itinerário de vida
dos sujeitos: o período que antecede a institucionalização, o período de institucionalização, o
período de transição e o período atual. As respostas às entrevistas foram objeto de análise de
conteúdo. Os dados obtidos sugerem que, apesar das fragilidades, constrangimentos e
limitações inerentes à experiência de institucionalização, na perspetiva dos sujeitos, esta
encerra fatores com uma repercussão favorável no seu desenvolvimento pessoal e social,
percurso e nas condições de vida atuais.