Expetativas académicas de estudantes universitários em Moçambique: validação de uma versão do questionário de perceções académicas (QPA – expetativas)
Bucuto, Manuel C.
;Almeida, Leandro S.
;Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Artigo Científico
O ensino superior em Moçambique atravessa mudanças, quer a nível da expansão, quer do volume de alunos que acedem. Esta crescente procura por parte dos jovens moçambicanos
está relacionada com elevadas expetativas dos jovens e das famílias a uma formação académica de nível superior, que possibilite o seu melhor enquadramento profissional e social no futuro. Neste sentido, as expectativas académicas dos estudantes são um fator determinante do seu compromisso
com a formação e a vida académica, explicando a sua permanência no curso e o seu sucesso académico. Neste artigo apresentamos o processo de adaptação e validação de uma versão do Questionário de Perceções Académicas: Expetativas, à realidade moçambicana. O estudo de
validação considerou uma amostra de 210 estudantes inscritos para realizarem exames de admissão para ingresso na Universidade Pedagógica no ano académico de 2014. Os resultados parecem mostrar alguma indefinição dos estudantes nas suas expetativas, uma vez que itens das várias dimensões teóricas se repartem pelos diferentes fatores isolados na análise fatorial.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Universidade do Minho