Passar para o conteúdo principal

Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais

Avaliação da eficácia das intervenções vocacionais

Faria, Liliana

;

Königstedt, Martina

; Taveira, Maria do Céu
| Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento | 2011 | URI

Artigo de Jornal

O presente estudo analisa a eficácia relativa de três programas de intervenção: "Futuro
Bué!", "Ser Activo - Explorar para Decidir" e "Orienta-te e Segue". A amostra inclui
40 alunos do 9° ano de escolaridade, de ambos os sexos, com idades entre os 13 e os 17 anos. Destes, 141 alunos integraram o programa "Futuro Bué!", 74 realizaram o programa "Ser Activo - Explorar para Decidir", e 82 o programa "Orienta-te e Segue", num total de 5 sessões em pequeno grupo, 12 e 4 sessões em sala de aula, respectivamente. Observou-se também um grupo de controlo com 143 alunos. Como medida de pré e pós-teste, utilizou-se uma escala de exploração vocacional. Verifica-se que a intervenção em pequeno grupo causa maior efeito que as restantes.
This study analyses the relative efficacy of three career interventions: "The Future is cool!", "Be active - Explore to decide" and "Orientate yourself and move on". The sample includes 440 students of 9th grade, both sexes, aged between 13 and 17 years. Of these, 141 students joined the program "Future is cool!” 74 completed the program "Be active, explore to decide", and 82 "Guide yourself and move on", a total of 5 sessions in small groups, 12 and 4 sessions in classroom, respectively. There was also a control group of 143 students. A career exploration scale was used as a pre-post-test measure. The intervention in small groups caused greater effects than the others.

Publicação

Ano de Publicação: 2011

Editora: Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento

Identificadores

ISSN: 0874-2391