Passar para o conteúdo principal

Inteligência como dispositivo de poder

Inteligência como dispositivo de poder

| Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) | 2015 | DOI

Artigo de Jornal

O objetivo do presente estudo, é compreender a inscrição
individual e social de discursos usados por alunas, em diferentes
posições de classe social, para explicar os seus sucessos académicos.
Foram entrevistadas 19 alunas portuguesas do 11º ano de escolaridade
provenientes das classes trabalhadora e alta, com elevado rendimento
académico. A Análise Foucaudiana do Discurso aponta para a importância
da posição de classe na construção dos sujeitos relativamente à sua
conceção de inteligência e ao sucesso escolar. A inteligência funciona
assim como um dispositivo de poder que regula as relações entre sujeitos
de diferentes classes sociais.
The objective of the present study is to understand the
individual and social inscription of discourses used by students from
different social class positions to explain their academic achievement.
Nineteen portuguese students, from the 11th grade, with high academic
performance and from the working class and upper class, in northern
Portugal, were interviewed. Foucauldian Discourse Analysis points to
the importance of class position in the construction of the subjects with
respect to their concept of intelligence and academic success. Intelligence
works as a power device that regulates the relations among subjects of
different social classes.
L’objectif de cette étude est de comprendre l’inscription
individuelle et sociale des discours utilisés par les apprenantes dans
différentes positions de classe sociale, pour expliquer leurs succès
académiques. Dix-neuf apprenantes portugaises de la 11ème année de
scolarité dotées d’un bon rendement scolaire issues des classes ouvrières
et moyennes supérieures ont été interviewées. L’Analyse Foucaldienne
du Discours souligne l’importance de la position de classe dans la
construction des sujets concernant leur conception de l’intelligence
et de la réussite scolaire. L’intelligence fonctionne aussi bien en tant
que dispositif de pouvoir qui régit les relations entre les individus de
différentes classes sociales.
(undefined)

Publicação

Ano de Publicação: 2015

Editora: Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)

Identificadores

ISSN: 0101-7330