Influência de pais nas escolhas de carreira dos filhos: visão de diferentes atores
Carvalho, Marisa
; Taveira, Maria do CéuArtigo de Jornal
Este estudo tem como objectivo analisar as perspectivas de pais, estudantes, professores e profissionais de orientação acerca do papel dos pais na implementação de escolhas de carreira dos seus filhos, à entrada no ensino secundário. Através do método de grounded theory foram investigadas as perspectivas de um total de 119 participantes (16 pais, 46 alunos, 34 professores e 23 profissionais de orientação) com recurso a um questionário de respostas abertas. Foram identificados os processos através dos quais os pais influenciam as escolhas de carreira assim como os efeitos desejáveis dessa mesma influência. Estes dados apontam a necessidade de expandir a intervenção vocacional, contemplando os diversos contextos de vida e o seu papel nas decisões de carreira.
This study aimed at analyzing the views of parents, students, teachers and vocational counsellors about the parents’
role in the implementation of their children’s career choice when starting high school. Based on the “grounded
theory” method, the perspectives of a total of 119 participants (16 parents, 46 students, 34 teachers and 23 career
counsellors) were investigated by means of an open question questionnaire. The processes of parental infl uence as
well as the consequences of that infl uence were identifi ed. The data indicated the need for expanding vocational
interventions, taking into consideration the contexts of life and their role in decision making.
Este estudio tiene como objetivo analizar las perspectivas de padres, estudiantes, profesores y profesionales de
orientación acerca del papel de los padres en la implementación de elección de carrera de sus hijos, al entrar en
la enseñanza secundaria. Mediante el método de grounded theory se investigaron las perspectivas de un total de
119 participantes (16 padres, 46 alumnos, 34 profesores y 23 profesionales de orientación) con el recurso de un
cuestionario de respuestas abiertas. Se identifi caron los procesos por medio de los cuales los padres infl uencian las
elecciones de carrera así como los efectos deseables de esa misma infl uencia. Estos datos apuntan la necesidad de
expandir la intervención vocacional, contemplando los diversos contextos de vida y su papel en las decisiones de
carrera.