Redes sociais pessoais e satisfação com a vida de adolescentes
Ferreira, Ana Catarina Pereira
Diversos
O presente estudo focou as relações significativas dos adolescentes e a sua satisfação com a
vida. Participaram 100 adolescentes, entre os 12 e os 18 anos, metade que vivia com a família
e os restantes em regime de acolhimento institucional. A recolha de dados realizou-se em
escolas públicas e instituições de acolhimento de Braga, recorrendo-se ao Inventário de
Avaliação de Redes Sociais Pessoais e à Escala Multidimensional de Satisfação com a Vida
para Adolescentes. Os amigos e a família foram apontados como principais fontes de apoio
dos adolescentes em contextos normativos de vida e em acolhimento institucional,
respetivamente. Não há diferenças no número e tipos de apoios oferecidos pelos elementos da
rede. Há diferenças na satisfação com a amizade e, tendencialmente, com a família (maiores
nos adolescentes em contextos normativos de vida) e escola (maior nos adolescentes
acolhidos). A satisfação global com a vida dos adolescentes que vivem com as suas famílias
tende a estar relacionada com o apoio emocional e companhia social oferecida ao mesmo,
enquanto a dos adolescente acolhidos está relacionada com todos os tipos de apoio recebidos.
A importância da família, amigos e instituições na vida dos adolescentes é discutida, tal como
os apoios que lhes oferecem.
This study focused on the significant relationships of adolescents and their satisfaction with
life. The sample included 100 adolescents, between 12 and 18 years, 50 of them lived with the
family and the other 50 are institutionalized. Data collection took place in public schools and
foster care in Braga, using the Personal Social Networks Assessment Inventory and
Satisfaction with Life Multidimensional Scale for Adolescents. Friends and family were
identified as major sources of support adolescents in normative contexts of life and in foster
care, respectively. There are no significant differences in the number and types of support
offered by the network elements. There are significant differences in satisfaction with the
friendship and, marginally, with the family (higher in adolescents in normative life contexts)
and school (higher in adolescents in foster care). Overall, life satisfaction of adolescents
living with their families tend to be related to emotional support and social company offered
to the adolescent, while the institutionalized adolescent is related to all kinds of support
received. The importance of family, friends and institutions in the adolescents’life is
discussed, such as the supports that offer them.