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Problemas de comportamento nas crianças: decorrência de práticas parentais desadequadas?

Problemas de comportamento nas crianças: decorrência de práticas parentais desadequadas?

Ferreira, Janine Cristiana Lopes

| 2013 | URI

Diversos

O trabalho apresentado tem como principal objetivo investigar se as famílias
sinalizadas no sistema de promoção e proteção correspondem a crianças com mais problemas
de comportamento e, consequentemente, a práticas educativas de maior risco. Para isso,
analisou-se 53 famílias divididas em dois grupos e averiguar se estas diferem quanto às
práticas parentais e problemas de comportamento: famílias com pelo menos um filho com
processo de promoção e proteção aplicado judicialmente, e beneficiárias do Rendimento
Social de Inserção (Grupo A) e famílias cujos filhos nunca registaram processos de promoção
e proteção e que beneficiam igualmente do Rendimento Social de Inserção (Grupo B).
Para a prossecução destes objetivos, adotou-se uma metodologia de investigação
quantitativa, recorrendo à estatística inferencial. Foram utilizados os intrumentos Adult-
Adolescent Parenting Inventory (AAPI-2) para avaliar as práticas parentais e o Questionário
de Comportamento da Criança (CBCL 6-18) para os problemas de comportamento. De uma
forma geral, os resultados mostraram não existirem diferenças no que diz respeito às práticas
parentais e aos problemas de comportamento entre os grupos.
The work presented, has, as main objective, investigate if the families signaled in the
system for promoting and protecting, represents children with more behavior problems and,
consequently, increases risky educational practices. For that was analyzed 53 families divided
into two groups and see if they differ in parental practices and behavior problems: Families
with at least one child with a process of promotion and protection applied judicially and
beneficiaries of Social Insertion Income (Group A) and Families whose children have never
been in the process of promotion and protection but also benefit from the Social Insertion
Income (Group B).
To achieve these objectives was adopted a methodology for quantitative research,
using inferential statistics. Were used the instruments Adult-Adolescent Parenting Inventory
(AAPI-2) to assess parenting practices, and the Child Behavior Questionnaire (CBCL 6-18) to
measure behavior problems. In general, the results showed no differences in what concernes
to parenting and behavior problems between both groups.

Publicação

Ano de Publicação: 2013

Identificadores

ISSN: 201111276

ISBN: urn:tid:201111276