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Atenção partilhada aos 10 meses de idade: influências do parceiro social e do contexto de interacção

Atenção partilhada aos 10 meses de idade: influências do parceiro social e do contexto de interacção

Mateus, Vera Lúcia Esteves

| 2011 | URI

Tese

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica)
A atenção partilhada emerge por volta dos 9 meses de idade e traduz-se na capacidade da
criança em coordenar, com outra pessoa, a sua atenção face a um objecto externo ou
acontecimento, comprovada através da troca de olhares no decorrer da interacção triádica.
Esta competência é frequentemente avaliada através de duas dimensões principais:
resposta da criança a sugestões de atenção partilhada por parte do adulto (RJA) e iniciação
de atenção partilhada por parte da criança (IJA). O presente estudo tem por objectivo
analisar a influência do parceiro social e do contexto de interacção no desenvolvimento dos
comportamentos de atenção partilhada. Cinquenta e duas crianças foram avaliadas aos 10
meses de idade, com o pai e a mãe em duas situações distintas, numa sessão de jogo livre
e jogo semi-estruturado. Os resultados mostram um efeito principal do parceiro social nos
comportamentos para Ensinar a criança, sendo que as mães realizaram significativamente
mais estratégias nesta categoria do que os pais. Verificou-se também um efeito principal do
parceiro social na resposta da criança a sugestões do adulto para se envolver em atenção
partilhada, apresentando níveis mais elevados com as mães do que com os pais. Por outro
lado, todas as variáveis registaram um efeito principal do contexto de interacção. Os adultos
desempenharam mais comportamentos para Entreter a criança durante a sessão de jogo
livre e mais estratégias para Ensinar e Direccionar a Atenção no contexto de jogo semiestruturado.
A criança manifestou mais comportamentos de iniciação e resposta a
sugestões de atenção partilhada no decorrer do jogo livre do que na tarefa semi-estruturada.
Investigações futuras devem integrar outros factores, como os estilos interactivos do adulto,
características do adulto e da criança, e variáveis sócio-demográficas, que possam explicar
as diferenças individuais no desenvolvimento da atenção partilhada nas crianças.
Joint attention emerges at around 9 months of age and consists of the infant’s ability to share
attention towards an external object or event with another person, attested by alternation of
gaze during triadic interactions. This skill is frequently evaluated through two main
dimensions: responding to joint attention (RJA) and initiating joint attention (IJA). The aim of
the present investigation is to study the influences of the social partner and interaction
context to the development of joint attention behaviors. Fifty-two infants were assessed at 10
months with their mothers and fathers in two different contexts, during a toy-play interaction
and a semi-structured interaction. Results showed a main effect of the social partner in
adults’ teaching behaviors, with mothers performing significantly more bids in this category
than fathers. There was also a main effect of the social partner in infant’s response to adults’
bids for joint attention, who presented higher indexes with their mothers than with their
fathers. On the other hand, all variables revealed a main effect of the interaction context.
Adults performed more bids to entertain during toy-play session and more teaching and
attention directing behaviors in the semi-structured interaction. The infant carried out more
initiating and responding to joint attention behaviors during toy-play than during the semistructured
task. Further research should incorporate other factors, such as adults’ interactive
style, adult and children characteristics, and social-demographic variables, which could
explain individual differences in infants’ joint attention development.

Publicação

Ano de Publicação: 2011