Desenvolvimento de carreira na infância: papel da competência percebida nas aspirações de carreira
Lopes, Ana Isabel Ferreira
Tese
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
O desenvolvimento de carreira na infância tem sido alvo de estudo na literatura mais
recente. Diversos autores apontam para uma relação observada entre aspirações
vocacionais e competências percebidas. Apesar disso, os estudos no âmbito do
desenvolvimento de carreira em fases de vida precoces, como é o caso da infância, são
escassos. Este estudo analisa a relação entre competências percebidas e aspirações
académicas, e diferenças em função do sexo, em 418 participantes com idades entre os
10 e 15 anos (M=11.63; DP= 1.06; 44.7 % raparigas; 55.3% rapazes) a frequentar o 5º, 6º
e 7º anos do ensino básico, no noroeste do país. Os resultados sugerem que níveis
elevados de competência percebida, por domínios de atividade de interesse, são
acompanhados de níveis de aspirações académicas elevados. Não se observam
diferenças relativamente ao sexo, o que pode ser explicado pela desconstrução de
estereótipos. Em conclusão, o estudo do desenvolvimento de carreira na infância torna-se fundamental para auxiliar as crianças e jovens a construir o seu autoconceito,
desenvolver as suas aspirações vocacionais e desenvolver habilidades sociais e
emocionais.
Career development in childhood has been the subject of study in recent literature.
Several authors point to an observed relationship between vocational aspirations and
perceived competencies. However, studies in the field of career development in early
stages of life, such as childhood, are scarce. This study examines the relationship
between perceived competencies and academic aspirations, as well as differences based
on gender, in 418 participants aged 10 to 15 years old (M=11.63; SD=1.06; 44.7% girls;
55.3% boys) anending the 5th, 6th, and 7th grades of basic education in the northwest
region of the country. The results suggest that high levels of perceived competence in
domains of interest are accompanied by high levels of academic aspirations. No
differences are observed regarding gender, which can be explained by the
deconstruction of stereotypes. In conclusion, studying career development in childhood
becomes essential to assist children and young people in building their self-concept,
developing their vocational aspirations, and nurturing social and emotional skills.