Passar para o conteúdo principal

Towards "The Incredible Adventures of Anastácio, the Explorer" intervention: the impact of a training program for psychologists

Towards "The Incredible Adventures of Anastácio, the Explorer" intervention: the impact of a training program for psychologists

Castro, Inês Rodrigues

| 2024 | URI

Tese

Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
A Paralisia Cerebral (PC) é uma condição neuromotora que afeta as competências de
autorregulação (AR). Intervenções baseadas na narrativa, como "As Incríveis Aventuras de Anastácio, o
Explorador", têm mostrado impacto positivo na promoção dessas competências em crianças com PC.
Este estudo avaliou o impacto de uma formação nesta ferramenta destinada a psicólogos. Este estudo
seguiu um design misto sequencial explanatório. 17 psicólogos participaram na formação, dividida em
três níveis. No Nível I, foi aplicado um questionário sociodemográfico (pré-teste) e um teste centrado no
Conhecimento Declarativo (CD) (pré e pós-teste). No Nível II, foi preenchida a escala de Autoeficácia (AE)
(pré, pós-teste 1) e realizou-se uma tarefa escrita (avaliação do Conhecimento Procedimental [CP]). No
Nível III, a escala de AE foi novamente preenchida (pós-teste 2). Para a fase qualitativa foram realizadas
Entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram um aumento significativo do CD, confirmando a
eficácia da formação teórica. Todos os participantes demonstraram um desempenho positivo de CP,
apesar das variações individuais. A AE não aumentou significativamente. A análise das entrevistas
destaca a importância do equilíbrio entre a componente teórica e prática da formação. Os resultados
sugerem que a formação teve um impacto positivo no desenvolvimento do CD e no CP dos psicólogos,
embora os ganhos de AE tenham sido limitados. A formação parece ter contribuído para os profissionais
atualizarem seus conhecimentos e práticas, com impacto expectado na promoção de competências de
AR em crianças com PC.
Cerebral Palsy (CP) is a neuromotor condition that affects self-regulation (SR) competencies.
Narrative-based interventions, such as 'The Incredible Adventures of Anastácio, the Explorer,' have shown
a positive impact on promoting these competencies in children with CP. This study evaluated the impact
of training psychologists in using this tool. The study followed an explanatory sequential mixed methods
design. 17 psychologists participated in the training, divided into three levels. At Level I, a
sociodemographic questionnaire (pre-test) and a test focused on Declarative Knowledge (DK) (pre- and
post-test) were administered. At Level II, the Self-Efficacy (SE) scale (pre-test and post-test 1) was
completed, and a written task was conducted to assess Procedural Knowledge (PK). At Level III, the SE
scale was completed again (post-test 2). For the qualitative phase, semi-structured interviews were
conducted. The results showed a significant increase in DK, confirming the effectiveness of the theoretical
training. All participants demonstrated positive PK performance, despite individual variations. SE did not
increase significantly. Analysis of the interviews highlighted the importance of balancing the theoretical
and practical components of the training. The results suggest that the training had a positive impact on
the development of DK and PK among the psychologists, although gains in SE were limited. The training
appears to have contributed to updating professionals' knowledge and practices, with an expected impact
on promoting SR competencies in children with CP.

Publicação

Ano de Publicação: 2024

Identificadores

ISSN: 203685121