Keeping hope alive: unveiling hope pathways (under)graduated students with roma background
Ferreira, Márcia Isabel Martins
Tese
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
O insucesso académico dos estudantes das comunidades ciganas continua a ser um problema
generalizado, salientado na literatura existente. Ao navegarem entre diferentes culturas, estes alunos
deparam-se com desafios adicionais no sistema educativo. Para os estudantes de grupos ciganos, a
esperança pode ser um recurso psicológico poderoso que influencia os seus resultados escolares. No
entanto, nenhum estudo explorou o papel da esperança na atenuação das barreiras situacionais
enfrentadas pelos grupos ciganos na educação. Além disso, é escassa a literatura que analisa os
recursos psicológicos e contextuais subjacentes às trajetórias dos estudantes de grupos ciganos que
frequentam o ensino superior. Para colmatar estas lacunas, este estudo explora as experiências
educativas de 15 estudantes (sub)licenciados de origem cigana para investigar as influências
multiplicadoras dos contextos circundantes nos percursos de esperança e na progressão académica.
Os dados foram recolhidos através de entrevistas semi-estruturadas e analisados tematicamente. Os
resultados estão organizados em três secções: i) quais fatores-chave relacionados com o contexto são
destacados pelos participantes como fatores de proteção e de risco para a progressão na educação; ii)
como é que os contextos circundantes têm influência nos percursos de esperança dos estudantes
(sub)licenciados; e iii) para quem é que os contextos circundantes têm mais influência no
desenvolvimento da esperança e do envolvimento escolar. Este estudo fornece informações valiosas
para os decisores políticos e educadores, ao mesmo tempo que informa as políticas e ações
destinadas a promover a esperança nos ambientes educativos. Ao trabalhar para incutir esperança, os
educadores têm o potencial de melhorar os resultados académicos e contribuir para o bem-estar geral
dos alunos.
The academic underachievement students from Roma communities remains a pervasive issue
highlighted in existing literature. When navigating different cultures, these students encounter additional
challenges within the educational system. For students from Roma groups, hope can be a powerful
psychological resource that influences their educational outcomes. However, no studies have previously
explored the role of hope in mitigating situational barriers faced by Roma groups in education.
Additionally, scarce literature analyzes the psychological and contextual resources underlying
trajectories of students from Roma groups pursing higher education. To address these gaps, this study
explores the educational experiences of 15 (under)graduate students from Roma backgrounds to
investigate the multiplier influences of surrounding contexts on hope pathways and academic
progression. Data was collected through semi-structured interviews and a thematically analyzed. Results
are organized in three sections: i) what key context-related factors are highlighted by participants as
protective and risk factors to progress in education; ii) how the surrounding contexts influence hope
pathways of (under)graduated students; and iii) for whom these surrounding contexts are more
influential in the development of hope and school engagement. This study provides valuable insights for
policymakers and educators while informing policies and actions aimed at fostering hope within
educational environments. Working to instill hope, educators have the potential to enhance academic
outcomes and contribute to the overall well-being of students.