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Exploring adolescents’ agency modes toward climate change

Exploring adolescents’ agency modes toward climate change

Carneiro, Rafaela José Silveira

| 2024 | URI

Tese

Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
Estudos prévios indicam que vários fatores, como o conhecimento e a autoeficácia dos jovens e
fatores ambientais, contribuem para a adoção de comportamentos de mitigação das alterações
climáticas. O combate a este problema ambiental requer ações individuais, coletivas e socialmente
mediadas. O construto da agência de Bandura pode ajudar a compreender como os adolescentes podem
combater as alterações climáticas. Este estudo tem como objetivo explorar os modos de agência dos
adolescentes face às alterações climáticas com base na teoria da agência de Bandura; e como os fatores
pessoais e ambientais contribuem para a sua agência, considerando o modelo triádico de causalidade
recíproca. Participaram 33 adolescentes entre os 11 e os 18 anos. Os dados foram recolhidos por meio
de uma entrevista semiestruturada e analisados através da análise de conteúdo. Os resultados indicaram
que os adolescentes apresentam comportamentos individuais e coletivos face às alterações climáticas,
mas estes não refletem 1as três propriedades da agência em simultâneo. Os dados indicam que nenhum
dos modos de agência foi identificado no relato dos participantes. Fatores pessoais (e.g., conhecimento
superficial sobre as alterações climáticas, baixa autoeficácia) e ambientais (e.g., falta de envolvimento
ou recursos comunitários) parecem contribuir para estas conclusões. O estudo apresenta implicações
para investigações e práticas futuras.
Previous studies show that various factors, such as young people’s knowledge and self-efficacy,
as well as environmental factors, contribute to the adoption of climate change mitigation behaviors.
Combating this environmental problem requires individual, collective, and socially mediated actions.
Bandura’s construct of agency can help to understand how adolescents can contribute to combating
climate change. Based on Bandura’s theory of agency, this study explores adolescents’ modes of agency
toward climate change and how personal and environmental factors contribute to their agency,
considering the triadic model of reciprocal causality. Participants were 33 adolescents aged between 11
and 18 years old. Data was collected through semi-structured interviews and analyzed using content
analysis. The results indicated that adolescents display individual and collective behaviors concerning
climate change, but those do not simultaneously reflect the three properties of human agency. Therefore,
no single mode of agency was identified in the participants’ reports. Personal (e.g., superficial climate
change knowledge, low self-efficacy) and environmental (e.g., lack of community involvement or
resources) factors seem to contribute to these findings. The study presents implications for future
research and practice.

Publicação

Ano de Publicação: 2024

Identificadores

ISSN: 203685040