Indisciplina em sala de aula: estratégias utilizadas por professores do Ensino Básico e Secundário
Ribeiro, Helena Sofia de Lemos Costa
Tese
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
A indisciplina escolar é um desafio significativo que afeta o ambiente de aprendizagem e a eficácia
do ensino. Este estudo, realizado com 615 professores portugueses do Ensino Básico e
Secundário, investigou as estratégias mais utilizadas para gerir a indisciplina e se estas variam
conforme o nível de ensino. Os resultados revelam que as estratégias preventivas são as mais
frequentemente utilizadas, seguidas por estratégias de comunicação e medidas disciplinares. As
estratégias de análise/confrontação de indisciplina e de apoio e colaboração externa são menos
mencionadas. Foi observada uma uniformidade na utilização de estratégias, independentemente
do nível de ensino, sugerindo que a actuação dos professores pode não estar suficientemente
adaptada às necessidades educativas de alunos com níveis de desenvolvimento significativamente
diferentes. Estudos futuros poderão explorar as razões desta uniformidade e avaliar a eficácia de
abordagens diferenciadas para melhor responder às especificidades de cada nível de ensino.
School indiscipline is a significant challenge that affects the learning environment and the
effectiveness of teaching. This study, conducted with 615 Portuguese elementary and secondary
school teachers, investigated the strategies most used to manage discipline and if they vary
according to the level of education. The results show that preventive strategies are the most
frequently used, followed by communication strategies and disciplinary measures. The strategies
of analysis/confrontation of indiscipline and external support and collaboration are less frequently
mentioned. A uniformity in the use of strategies was observed, regardless of the level of
education, suggesting that teachers' actions may not be sufficiently adapted to the educational
needs of students with significantly different levels of development. Future studies could explore
the reasons for this uniformity and assess the effectiveness of differentiated approaches to better
respond to the specificities of each educational level.