Inclusão de crianças com Perturbação do Espectro de Autismo nas salas de ensino regular: uma revisão ampla
Ribeiro, Jéssica Manuel Flores
Tese
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
Perante as crescentes exigências para a inclusão efetiva de crianças com Perturbação do
Espectro de Autismo (PEA) nas salas de ensino regular, torna-se essencial compreender
os obstáculos que comprometem esta inclusão. O presente estudo teve como principal
objetivo identificar e analisar os obstáculos à inclusão de crianças com PEA, através de
uma revisão ampla da literatura. A revisão revelou que as dificuldades de interação social
e comunicação, problemas de memória de curto prazo e sensibilidade aumentada ao
ambiente são os principais obstáculos relacionados com a perturbação. No contexto
escolar, a falta de recursos, a insuficiência de formação dos professores e a colaboração
inadequada entre profissionais foram destacados como barreiras significativas. A
comunicação inadequada e o apoio insuficiente entre pais e escola foram os principais
desafios relacionados com a família. As recomendações incluem o desenvolvimento de
programas de formação contínua para professores, implementação de políticas de
recursos adequados e promoção de uma comunicação eficaz entre pais e escola. Estudos
futuros devem focar-se em intervenções específicas e no acompanhamento longitudinal
dos alunos com PEA para melhorar a inclusão escolar. Possíveis justificações para os
resultados obtidos são discutidas.
The growing demands for the effective inclusion of children with Autism Spectrum
Disorder (ASD) in mainstream classrooms come up against significant obstacles. The
main aim of this study was to identify and analyse the obstacles to the inclusion of
children with ASD, through scoping a review. The review revealed that difficulties with
social interaction and communication, short-term memory problems and increased
sensitivity to the environment are the main obstacles related to the disorder. In the
school context, lack of resources, insufficient teacher training and inadequate
collaboration between professionals were highlighted as significant barriers. Inadequate
communication and insufficient support between parents and school were the main
family-related challenges. Recommendations include developing ongoing training
programmes for teachers, implementing adequate resourcing policies and promotion of
effective communication between parents and school. Future studies should focus on
specific interventions and longitudinal follow-up of students with ASD to improve school
inclusion. Possible justifications for the results obtained are discussed.