Elementary school students' attitudes towards gypsy people: school-based video training to increase knowledge and decrease stigma
Pereira, Beatriz Neves
Tese
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
A taxa de abando escolar entre a etnia Cigana é elevada, sendo que diversos
programas de intervenção têm sido desenvolvidos para alterar este cenário. Contudo, estes
programas focam na adaptação da cultura Cigana à cultura dominante. Assim, estas
intervenções não promovem uma mudança de atitudes da população dominante relativamente
à população Cigana. O objetivo deste estudo é testar a eficácia de uma intervenção escolar
com base num vídeo educativo de forma a aumentar o conhecimento e diminuir o estigma em
relação à população Cigana, com o objetivo último de promover a sua inclusão. Foram
recrutadas 34 turmas do 4.º e 5.º ano de escolaridade, totalizando 663 participantes. O préteste
decorreu uma semana antes da intervenção, e o pós-teste imediatamente após a mesma.
Para avaliar se as mudanças se mantêm ao longo do tempo, realizou-se um follow-up três
meses após a intervenção. Os resultados indicam que as atitudes em relação à etnia Cigana
melhoraram e a distância social diminuiu. Contudo, decorridos três meses da intervenção, as
atitudes voltam a níveis semelhantes aos do pré-teste. Estes resultados sugerem que é
importante dar continuidade a intervenções deste cariz de modo a que se possam manter os
seus efeitos ao longo do tempo.
The rate of school dropout among Gypsy population is high and several intervention
programs have been developed to change this scenario. However, the focus of these programs
has been on the adaptation of the Gypsy culture to the dominant culture. Thus, these
interventions do not promote a change of attitudes of the dominant population towards Gypsy
people. The purpose of this study is to test the effectiveness of a school intervention based on
an educational video to increase knowledge and decrease stigma towards Gypsy people, with
the ultimate aim of promoting their inclusion. Thirty-four classes from the 4th and 5th grade
were recruited, making a total of 663 participants. The pre-test took place one week before the
intervention and the post-test immediately after the intervention. To evaluate if the changes
are maintained over time, a follow-up was performed three months after the intervention. The
results indicate that the attitudes towards Gypsy people become more positive and the social
distance decreased. However, three months after the intervention the scores for the attitudes
returned to the pre-test levels. These results suggest that it is important to continue the
interventions of this kind so that their effects can be sustained over time.