Passar para o conteúdo principal

Qualidade das interações adulto-criança e envolvimento das crianças em contexto de creche

Qualidade das interações adulto-criança e envolvimento das crianças em contexto de creche

Teixeira, Ana Filipa Barros

| 2023 | URI

Tese

Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica na Infância e Adolescência
A qualidade da educação em creche tem vindo a ser associada a vários resultados positivos nas crianças.
As interações adulto-criança têm uma grande influência na trajetória desenvolvimental das crianças nos
primeiros anos de vida. O apoio emocional dos profissionais de educação de infância e a estimulação
em casa por parte dos cuidadores têm consequências positivas nas crianças, nomeadamente nos níveis
mais elevados de envolvimento nas atividades. O envolvimento é uma condição necessária e essencial
para a aprendizagem das crianças. Com o objetivo de explorar a relação entre a qualidade das interações
adulto-criança e o envolvimento das crianças em contexto de creche, os dados foram recolhidos através
do Classroom Assessment Scoring System, do Questionário de Estimulação em Casa e do Individual
Child Engagement Record. A amostra envolve 111 crianças dos 12 aos 36 meses e 32 profissionais de
educação de infância. Os resultados mostram que o apoio emocional dos profissionais se correlaciona
positivamente com o envolvimento das crianças em contexto de creche, mas não evidenciaram que a
estimulação em casa está relacionada com o envolvimento das crianças nas atividades em creche. Este
estudo evidencia a importância de ambientes educativos de elevada qualidade para crianças com menos
de 3 anos de idade.
The quality of nursery education has been associated with several positive results on children. Adult-child
interactions have a great influence on the developmental trajectory of children in the early years of life.
Emotional support of childhood education professionals and household stimulation by caregivers have
positive consequences in children, in particular in higher levels of engagement in activities. Engagement
is a necessary and essential condition for children’s learning. With the goal of exploring the relation
between the quality of adult-child interactions and child’s engagement in the nursery context, data was
collected through the Classroom Assessment Scoring System, the Home Stimulation Questionnaire, and
the Individual Child Engagement Record. The sample involves 111 children from 12 to 36 months and
32 childhood education professionals. The results show that the emotional support of the professionals
correlates positively with the engagement of children in the context of nursery, but do not verify that
household stimulation is related to children’s engagement in activities. This study emphasizes the
importance of high-quality learning environments in children under 3 years of age.

Publicação

Ano de Publicação: 2023

Identificadores

ISSN: 203339665