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Parenting and climate change: what are parents’ perceived roles and worries?

Parenting and climate change: what are parents’ perceived roles and worries?

Severo, Ana Flávia Franco

| 2023 | URI

Tese

Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
A atual crise climática desafia a parentalidade devido ao seu impacto negativo no futuro
das crianças e adolescentes. Estudos anteriores, centrados na parentalidade e nas alterações
climáticas, analisaram as preocupações dos pais, os comportamentos de mitigação das
alterações climáticas e as suas relações com os comportamentos dos seus filhos. No entanto,
quais são as percepções espontâneas dos pais sobre os seus papéis e preocupações neste
contexto? O presente estudo tem como objetivo explorar as percepções dos pais sobre os seus
papéis e preocupações através de uma entrevista semiestruturada. Os participantes foram 29
pais de adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos. Para minimizar um
potencial enviesamento, a primeira parte da entrevista incluiu questões gerais sobre a
parentalidade, enquanto que a segunda parte se centrou em questões específicas sobre a
parentalidade e as alterações climáticas. Os dados foram analisados através de uma análise de
conteúdo, seguindo uma abordagem dedutiva. Os resultados indicaram que os pais não
percepcionaram espontaneamente a educação dos filhos sobre questões ambientais como parte
das suas funções parentais, nem expressaram espontaneamente as alterações climáticas como
uma preocupação parental. No entanto, na segunda parte da entrevista, mais de metade dos
participantes referiu estar preocupado e envolvido em ações de eco treino e modelação. Apesar
desta preocupação e envolvimento, os resultados sugerem que as alterações climáticas não
parecem ser atualmente consideradas como uma prioridade nos papéis parentais percebidos
pelos participantes. Neste estudo são ainda apresentadas implicações para a investigação e a
prática.
The current climate crisis challenges parenting due to its negative impact on children’s
future. Prior studies, focused on parenting and climate change, analyzed parental worries,
climate change mitigation behaviors and their relationships to children’s behaviors. However,
what are parents’ spontaneous perceptions of their roles and worries in this context? The current
study aims to explore parents' perceptions of their roles and worries through a semi-structured
interview. Participants were 29 parents of early adolescents aged 10 to 11 years. To minimize
potential biases, the first part of the interview encompassed general questions about parenting,
while the second part focused on specific questions about parenting and climate change. Data
were analyzed through content analysis, following a deductive approach. Findings indicated that
parents did not spontaneously perceive educating their children about environmental issues as
part of their parental roles nor spontaneously express climate change as a parental worry.
Nevertheless, in the second part of the interview, more than half of the participants reported
being worried and involved in eco-training and modeling. Despite this worry and involvement,
results suggest that climate change seems not currently viewed as a main priority of the
participating parents’ perceived roles. Implications for research and practice are provided.

Publicação

Ano de Publicação: 2023

Identificadores

ISSN: 203337395