A prática psicológica em contextos educativos: reflexão sobre a atividade profissional
Balas, Andreia Sofia Rodrigues
Tese
Relatório de atividade profissional de mestrado integrado em Psicologia
É longa a tradição de trabalho dos psicólogos nas instituições de educação especial,
verificando-se uma progressiva integração destes profissionais nos agrupamentos de escolas
da rede pública. A psicologia escolar tem ocupado um papel de relevo no panorama
educacional, aglutinando um conjunto de saberes e boas práticas aplicadas ao contexto
escolar, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do aluno e o sucesso
educativo. Atende a diversos públicos (alunos, professores, encarregados de educação, escola
e comunidade educativa), com níveis de intervenção (preventivo, remediativo e promocional)
e sobre diferentes domínios (académicos, socioemocionais e vocacionais).
Com o intuito de demonstrar as competências-chave adquiridas na área da Psicologia
Escolar e da Educação, no presente relatório descrevem-se as atividades desenvolvidas nos
últimos cinco anos de trabalho, enquanto psicóloga escolar em diversos agrupamentos de
escolas da rede pública. Identificadas e caracterizadas as principais problemáticas,
relacionadas com a aprendizagem, comportamento e atitudes dos alunos, e as necessidades
dos contextos educativos, descrevem-se as atividades de avaliação e intervenção
psicoeducacional a alunos e agentes educativos, atividades de orientação vocacional e ações
de promoção do sistema de relações da comunidade educativa, enquadrando-as nas diferentes
modalidades de avaliação e intervenção psicológica. Conclui-se com uma reflexão sobre o
papel do psicólogo escolar, enquanto especialista de processos e gestor de recursos,
teoricamente orientado pelo modelo psicoeducacional-sistémico-ecológico, antecipando os
principais constrangimentos e desafios à prática profissional neste contexto.
There is a long tradition of psychologists in special education institutions and
progressive integration of these professionals in the public schools. The school psychology
has played a major role in the educational landscape, bringing together a set of knowledge
and best practices applied to the school context, in order to promote the comprehensive
development of the student and the educational success. It serves various target population
(students, teachers, parents, school and educational community), with levels of intervention
(preventive, remedial and promotional), on different fields (academic, social-emotional and
vocational).
In order to demonstrate the key skills acquired in School Psychology and Education
fields, in this report we describe the activities undertaken in the last five years, working as
school psychologist in different public schools. The main problems related to learning,
behavior and attitudes of students are identified and characterized, as well as the needs of
educational settings. We also describe the evaluation activities and psychoeducational
intervention to students and educators, vocational guidance activities and actions to promote
system of relations of the educational community, framing them in the types of methods of
evaluation and psychological intervention. We conclude with a reflection on the role of the
school psychologist, as specialist processes and resource manager, theoretically guided by
psychoeducational-systemic-ecological model, and anticipate the main constraints and
challenges to professional practice in this context.