Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico
Morais, Rita
; Gomes, A. RuiArtigo de Jornal
Este estudo teve como principais objetivos: (a) identificar os fatores que podem explicar a prática de Exercício Físico (EF) na perspetiva de instrutores de EF, e (b) conhecer as estratégias assumidas por instrutores de EF na promoção, manutenção e prevenção do abandono associados à prática de EF pelos respetivos praticantes.
Participaram neste estudo qualitativo, dez instrutores experientes, sendo seis do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com uma média de idades de 35.4 anos, (DP = 6.04) e com uma média de anos de experiência de 13.7 anos (DP = 6.57), todos a exercer funções em academias desportivas privadas. A recolha de dados teve por base a utilização do guião de entrevista “Avaliação Psicológica no EF: Guiões de Entrevista para os Praticantes e para os Monitores (APEF-PM)-versão monitores”.
Os principais resultados demonstraram que (a) os fatores psicológicos assumiram uma especial relevância no modo como os instrutores procuram promover a adoção e manutenção da prática de EF dos respetivos praticantes; e (b) existem diferentes estratégias de atuação dos instrutores, variando estas de acordo com as fases de adoção, manutenção ou prevenção do abandono do EF por parte do praticante.
Concluindo, os instrutores de EF demonstraram uma preocupação com os fatores que condicionam os praticantes a realizaram a atividade de EF (particularmente dos fatores psicológicos) e evidenciaram uma discriminação destes mesmos fatores de acordo com a etapa da participação desportiva dos praticantes de EF.
Este estudo foi realizado em parte no Centro de Investigação em Psicologia (UID/PSI/01662/2013), Universidade do Minho, e foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através da atribuição de uma Bolsa de Doutoramento com a referência SFRH / BD / 71369 / 2010
This study was performed with exercise instructors, assuming two objectives: (a)
identifying the factors related to exercise behavior (EB) from the instructors’
perspective and (b) analyzing the strategies assumed by instructors to promote and
maintain EB in the exercisers and to prevent exercise dropout.
Ten experienced instructors (six males and four females) were included in this study.
Instructors had a mean age of 35.4 years old (SD = 6.04) and an average of 13.7 years
of experience working in fitness centers (DP = 6.57). Data collection was based on the
use of the interview guide “Psychological Assessment in Exercise: Interview Guides
for Practitioners and Instructors-Version for instructors”.
The main results showed that (a) instructors gave particular relevance to psychological
factors to promote and maintain EB in the exercisers, (b) instructors vary their strategies
of promoting and maintaining EB according the experience and stage of EB of
exercisers (e.g., adoption, maintenance and preventing the tendency to drop out ).
In conclusion, instructors assumed an understanding about the factors related to EB in
exercisers (particularly the psychological factors) and revealed a discrimination about
the strategies that can be used to promote and maintain EB in the exercisers and to
prevent exercise practice dropout.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion