Passar para o conteúdo principal

Desenvolvimento de crianças em acolhimento institucional e impacto da qualidade dos cuidados relacionais

Desenvolvimento de crianças em acolhimento institucional e impacto da qualidade dos cuidados relacionais

Baptista, Joana

;

Mesquita, Ana

; Soares, Isabel
| Universidade do Minho | 2015 | URI

Artigo de Jornal

A investigação científica das últimas décadas tem vindo a alertar para os efeitos negativos,
em múltiplos domínios do desenvolvimento, da institucionalização de crianças, cuja história
de vida é marcada pela privação parental precoce. Descrita como uma condição de privação
multifacetada, caracterizada pela escassez de oportunidades de interação entre a criança e um
grupo restrito de cuidadores estáveis, a institucionalização geralmente falha na satisfação integral
das necessidades individuais da criança, incluindo as suas necessidades de afeto e de apoio à exploração
do ambiente. Este artigo de revisão apresenta uma sistematização de resultados de estudos,
incluindo estudos realizados no nosso país, que analisaram o impacto das experiências
precoces de crianças com uma história de acolhimento institucional, no seu desenvolvimento físico e neurobiológico, cognitivo, socioemocional e comportamental. Os resultados evidenciam o impacto
negativo do acolhimento institucional no desenvolvimento da criança, e, em particular, daquelas
que são acolhidas mais precocemente em instituições. Salientam ainda o papel das
experiências no contexto familiar, prévias à institucionalização, assim como o impacto da qualidade
dos cuidados prestados em contexto institucional. Particularmente relevante para as trajetórias
de desenvolvimento destas crianças parece ser a presença (vs. ausência) de uma figura
preferida, sensível e responsiva. Estes resultados apontam para a necessidade premente da implementação,
no nosso país, de um modelo de acolhimento familiar, alternativo ao acolhimento
institucional, mais capaz de promover a proteção, bem-estar e desenvolvimento das crianças.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Publicação

Ano de Publicação: 2015

Editora: Universidade do Minho