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Estratégias dialógicas de auto-organização da identidade: psicoterapia e reestruturação da gestão interna

Estratégias dialógicas de auto-organização da identidade: psicoterapia e reestruturação da gestão interna

Rosa, Catarina Pires da

; Gonçalves, Miguel M.
| Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia | 2013 | DOI

Artigo de Jornal

A identidade tem sido um conceito central na literatura em psicologia e na forma como as diferentes abordagens terapêuticas têm concebido os processos de mudança. Entre as inúmeras perspectivas desenvolvidas sobre essa dimensão do ser humano, destacamos o paradigma dialógico que tem vindo a influenciar de forma crescente a teoria e prática em psicoterapia. Segundo esta perspectiva, a funcionalidade psicológica está relacionada com o modo como os indivíduos conseguem articular e colocar em diálogo produtivo as suas várias vozes ou posições de identidade. Neste artigo apresentamos uma revisão da literatura sobre as estratégias que subjazem a essa capacidade auto-organizadora do sistema identitário e sobre as diretrizes que poderão orientar uma intervenção terapêutica dialógica quando essa capacidade se torna disfuncional.
Self-concept has been playing a crucial role in psychological literature and in the way the different therapeutic approaches conceive the processes of change. From the diverse perspectives developed about this human dimension, we emphasise the dialogical paradigm that has been increasingly influential in the psychotherapeutic theory and practice. According to the dialogical perspective the psychological well-being is dependent on the way individuals articulate and maintain productive dialogues between the different voices of the self or “I-Positions”. In this paper we present a review of the literature on the strategies that underlie this self-regulatory ability of the self-system and the guidelines of the dialogical therapeutic intervention that could be used when these self-regulatory strategies become dysfunctional.
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Publicação

Ano de Publicação: 2013

Editora: Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia

Identificadores

ISSN: 0102-3772