Criatividade e percurso escolar: um estudo com jovens do ensino básico
Azevedo, Maria Ivete Pinto de
Tese
Tese de Doutoramento em Educação (Área de especialização em Psicologia da Educação)
A importância da criatividade parece ser consensual em diversos domínios e em particular na Educação, aparecendo aí traduzida quer na legislação portuguesa quer no
contexto avaliativo. Assim, é fundamental transferir a consciência de tal importância para
a vida quotidiana do contexto escolar, até porque, por um lado, é um contexto que possui
os meios necessários para implementar um treino especializado aos educadores
(particularmente professores) e, por outro, tem a facilidade de providenciar oportunidades
sequenciais de desenvolvimento das habilidades criativas nos alunos. Este estudo
coloca-se, então, no contexto escolar e focaliza-se na análise de contornos sobre a
avaliação de criatividade nos alunos, os quais poderão trazer informações úteis para
eventuais preocupações futuras acerca da sua promoção. Mais especificamente, esta
investigação envolve dois pilares essenciais: o conceito de criatividade e a sua avaliação.
Fizemos, por isso, numa primeira parte, uma abordagem teórica do constructo
criatividade, abrangendo o seu historial, definições, teorias explicativas e avaliação. O
estudo empírico, numa segunda parte, assumiu dois objectivo principais: o primeiro visou
analisar oscilações da criatividade dos alunos (realizada por estes e percebida por estes e
seus professores) ao longo do percurso escolar; o segundo passou por identificar
relacionamentos entre diferentes fontes de avaliação da criatividade, nesse mesmo
contexto educativo. Pretendeu-se analisar ambos os tipos de informação em função do
género e do ano de escolaridade dos alunos, assim como da área de leccionação dos
professores (Matemática, Português e Educação Visual). A amostra foi constituída por
348 alunos que frequentavam o 5º, 7º e 9º anos de escolaridade, em escolas públicas do
País. Para a consecução dos objectivos tornou-se necessário criar e estudar a Escala de
Avaliação da Criatividade nos Alunos com duas versões: autoavaliação (EACA-A) e
avaliação pelos professores (EACA- P). Para avaliação da realização criativa foi estudado
e adaptado o Teste de Pensamento Criativo de Torrance (TTCT-Figurativo, Versão A). Os
resultados apontam para uma discriminação, por parte dos professores, de diferenças no
desempenho criativo dos alunos ao longo da escolaridade analisada, estando estas
dependentes da área de leccionação em causa, tendo sido os grupos dos professores de
Português e Ed. Visual os que apareceram mais atentos a tais diferenças – em função do
género, do ano de escolaridade e da interacção destas variáveis. Foram também estes dois
grupos de professores os que mais se aproximam, nas suas percepções, da realização criativa dos alunos por eles avaliados. Por seu lado, as discriminações realizadas pelos
professores acerca da criatividade dos alunos, tal como as correlações encontradas entre as
diferentes fontes de informação, mostraram depender dos parâmetros em avaliação: a
Elaboração, a Flexibilidade e as Associações Remotas surgiram como os parâmetros
ondeos professores estabeleceram uma maior diferenciação dos alunos; a Fluência, a
Flexibilidade e a Elaboração reuniram maior acordo entre os vários professores; a
Fluência foi o que obteve um maior número de correlações estatisticamente significativas
(apesar da sua baixa magnitude) com a realização criativa dos alunos. As avaliações
destes três grupos de professores variaram também com o género dos alunos, tendo as
raparigas sido vistas como melhorando as competências criativas ao longo dos anos de
escolaridade analisados e na maioria dos parâmetros. Os dados obtidos no
TTCT-Figurativo traduzem que a variável género aparece igualmente distribuída em
número de parâmetros, mas as raparigas são melhores na Abstracção dos Títulos,
desempenhando melhor os rapazes em Originalidade. Tomando o percurso escolar, os
diferentes grupos de professores percepcionaram melhoria dos alunos ao longo dos anos
de escolaridade, o que foi ao encontro da sua própria realização no TTCT-Figurativo: os
alunos do 9º ano desempenharam melhor do que os colegas do 5º ano a nível da
Abstracção dos Títulos e do Vigor Criativo. Observando agora o que expressaram os
alunos desta amostra acerca da sua criatividade, constatou-se que foi a Fluência o único
parâmetro a discriminar diferentes desempenhos, percebendo-se os alunos como
melhorando nesta competência ao longo da escolaridade. Quanto à relação entre o que os
alunos pensam e o que eles realizam a nível de criatividade esta é fraca havendo nela
oscilações pontuais face a parâmetros avaliados e a magnitudes, em função do ano de
escolaridade e do género, destacando-se, nesta última variável, o facto de que as raparigas
se percepcionam de uma forma mais aproximada do que realizam, em comparação com os
rapazes. Verifica-se então, genericamente, afastamento dos diferentes personagens
educativos, aqui estudados, em relação à temática criatividade: professores e alunos não
têm o mesmo entendimento em relação à expressão de criatividade destes últimos e, por
outro lado, os próprios alunos não se conhecem a esse nível. Deste estudo emergem
necessidades de intervenção ao nível da formação, reportando-nos aos alunos e,
sobretudo, aos professores, assim como algumas informações para a avaliação criatividade.
The importance of creativity seems to be consensual in several domains,
particularly in Education. In fact, the concept appears in the Portuguese legislation for
education and in evaluation contexts. Thus, it is fundamental to enhance such importance
in school’s every day life because school is a context that owns the necessary means to
implement a specialized training to teachers and, it is possible to provide a sequential
development of student’s creativity skills. This study was done in a school context,
focusing on the analysis in a certain kind of evaluation of students´ creativity. Hopefully,
some of this analysis will bring, in a near future, useful information about how to promote
this evaluation. More specifically, this investigation involves two different, but of the
most importance aspects: the creativity concept and its evaluation of creativity. In the first
part, theoretical information about the creativity concept itself was given, embracing its
historical, definitions, explanatory theories and evaluation. In the second part an empirical
study was done. This study had two major goals: the first was to analyze oscillations of
the students creativity (accomplished by these and noticed by these and by its teachers)
along school course; the second was to identify relationships among different sources of
how to evaluate creativity, in that same educational context. It intended to analyze both
types of information with boys and girls, in different years of middle school and with
teachers of different subjects (Mathematic, Portuguese and Arts). The sample had 348
students that frequent the 5th, 6th and 7th grades of middle public schools in Portugal. For
the attainment of the objectives of the study it became necessary to create and study the
Students Evaluation Scale of Creativity with two versions: self-evaluation (EACA-A) and
teachers´ evaluation (EACA-P). For the evaluation of creative accomplishment we studied
and adapted the Test of Torrance Creative Thinking (TTCT-Figurative, Version A). The
results point out that teachers discriminate differences in students creative acting, along
with different grades of middle school, depending on the subject they teach (teachers of
Portuguese and Arts seem to be more attentive to those differences). The results also point
out differences between creativity of boys and girls, and between students frequenting
different grades. Teachers of Portuguese and of Arts acknowledged, better than the others,
the creative acting of the students they evaluate. On the other hand, the discriminations
accomplished by the teachers concerning the students´ creativity, such as the correlations
found among the different sources of information, showed that it depends on the parameters of evaluation: the Elaboration, the Flexibility and the Remote Associations
appeared as the parameters where teachers established a larger discrimination of the
students; the Fluency, the Flexibility and the Elaboration gathered larger agreement
among teachers; the Fluency obtained a greater number of positively related significant
statistically (in spite of its low magnitude) with the students creative acting. The
evaluation done by these three groups of teachers vary. Teachers see girls as improving
their creativity accomplishment along the years and in most parameters. The data obtained
in the TTCT-Figurative shows that boys and girls appear equally distributed in number of
parameters, but girls are better in Abstraction of Titles while boys are better in Originality.
As far as the school course is concern, teachers understood that all students improve along
the years they frequent middle school, as TTCT-Figurative students also showed: students
frequenting 9th grade carried out the test better than 5th grade students as far as Abstraction
of Titles and Creative Strength is concerned. The students of this sample expressed
Fluency in different parameters, but they improved it along the years, in middle school.
There is a weak relationship between what students think and what they accomplish in
creativity. There are different oscillations in parameters, according to the grade students
frequent but, in general, girls think and accomplish better in creativity. We were able to
verify too aspects: generally, students and teachers do not agree about how students
express their creativity and students do not recognize on it themselves. This investigation
states a need for both students and teacher’s education about this subjects and bring us
some information about the evaluation of creativity.