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Confiança em relações de outsourcing na gestão de recursos humanos

Confiança em relações de outsourcing na gestão de recursos humanos

Henriques, Mónica Sofia Cardoso Soares

| 2013 | URI

Tese

Tese de doutoramento em Psicologia (área de especialização em Psicologia das Organizações)
Objectivo: Nesta pesquisa focamos em (1) explorar os mecanismos da confiança ao nível interorganizacional
(em termos de determinantes, factores contingentes e resultados) em relações de outsourcing
(comprador/fornecedor) nas áreas da gestão de recursos humanos, e em (2) construir e validar uma escala de
medida dos determinantes da confiança no contexto particular destas relações de parceria.
Método: No primeiro estudo, de cariz exploratório, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a
directores/gestores de recursos humanos e a técnicos/gestores de empresas fornecedoras destes serviços. A
análise dos dados foi realizada com recurso ao software NVivo e seguindo a metodologia da template
analysis. Os dados do segundo e terceiro estudos, quantitativos, foram recolhidos através de questionário
dirigido a profissionais (gestores que contratam serviços de recursos humanos) e posteriormente
desenvolvidas análises factorial e de regressão com recurso ao software SPSS para Windows.
Resultados: A primeira pesquisa realça a importância da confiança para o alcance de sucesso nas relações
de outsourcing na gestão de recursos humanos e identifica a percepção de competência, a comunicação, as
especificações contratuais, a partilha de valores e de objectivos, a flexibilidade e o comportamento da
pessoa de contacto como factores relevantes. Estas condições que promovem a emergência e o
desenvolvimento da confiança poderão ser contingentes ao tipo de serviço contratado e ao momento (fase
temporal) da relação. Os resultados da segunda pesquisa organizam-se de forma a apresentar três factores –
o desempenho contratual (α=.97), a comunicação (α=.91) e o ajustamento (α=.92) – reflectidos numa escala
composta por 23 itens de avaliação (α=.98), que explicam 76,32% da variância total. Os dados da análise de
regressão permitem aferir que a predição da confiança inter-organizacional a partir das variáveis desempenho
contratual e ajustamento é adequada, sendo a dimensão comunicação não significativa para o modelo. Por
fim, exploramos as diferenças significativas na avaliação destas dimensões, tendo em conta a tipologia do
serviço contratado.
Conclusão: Os resultados dos estudos dão a conhecer dados significativos sobre a confiança na tipologia de
relacionamento gestor/fornecedor de serviços de Recursos Humanos, oferecendo contributos para a
implementação, desenvolvimento e avaliação de parcerias geradoras de proveitos mútuos.
Objectives: In this research we focus in (1) exploring the mechanisms of trust (in terms of determinants,
contingency factors and outcomes) in human resource management outsourcing (buyer/supplier
relationships) and in (2) constructing and validating a trust determinants scale within this particular
relationships context.
Method: In the first study, exploratory in nature, semi-structured interviews were conducted with human
resource managers/directors and with managers/technicians of companies providing these services. The
transcripts were analyzed using NVivo software and following template analysis methodology. Data from
second and third studies were collected through a survey aimed at professionals (managers who hire human
resource services). Factor and regression analysis were developed using SPSS for Windows software.
Findings: The first research supports the value of trust to achieve the success of outsourcing relationships in
human resource management, and indicates that perception of competence, communication, contractual
specificity, shared values and goals, flexibility and person of contact’s behavior are major factors. It is also
shown that type of human resource service and the moment (temporal phase of the relationship) may play a
contingency role. The results of the survey are organized so as to present three factors, reflected on a 23
items scale (α=.98), which explains 76.32% of total variance: contractual performance (α=.97),
communication (α=.91) and adjustment (α=.92). The data regression analysis to assess predictive factors of
inter-organizational trust based on the variables contractual performance and adjustment are adequate,
however the dimension communication is not significant to the model. Finally we explored the significant
differences in the evaluation of these dimensions regarding the type of service outsourced.
Conclusion: Data from studies make known significant issues on trust in buyer/supplier relationships in
human resource management, providing inputs to the implementation, development and evaluation of
partnerships that generate mutual benefits.

Publicação

Ano de Publicação: 2013

Identificadores

ISBN: 101308973