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Contribuição da susceptibilidade genética e do contexto ambiental na representação da vinculação em crianças em idade pré-escolar

Contribuição da susceptibilidade genética e do contexto ambiental na representação da vinculação em crianças em idade pré-escolar

Amorim, Juliana do Vale Ferreira de

| 2015 | URI

Tese

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
A relação de vinculação é descrita como sendo influenciada por variáveis ambientais (e.g.,
sensibilidade materna). Contudo, nos últimos anos, têm surgido evidências de que
determinados genes, em interação com diferentes variáveis ambientais, também contribuem
para o desenvolvimento da vinculação. Estes estudos foram realizados tendo por base
medidas comportamentais para avaliar a vinculação, não tendo sido ainda estudado o efeito da
interação GxE na representação da vinculação.
O objetivo deste estudo é perceber qual o papel que variáveis ambientais, particularmente o
contexto (institucionalização versus comunidade) e a sensibilidade materna, bem como a
interação entre variáveis ambientais e variáveis genéticas (polimorfismos dos genes da IL-10
E 5-HTTLPR), desempenham na representação da vinculação em crianças em idade préescolar.
Os resultados revelam que tanto as variáveis ambientais (institucionalização e sensibilidade
materna), como as ambientais em interação com as variáveis genéticas (IL-10 e 5-HTTLPR)
não aparecem como estando associadas à representação da vinculação.
Attachment relationship is often described as being influenced by environmental variables
(e.g., maternal sensitivity). However, over the past few years, diverse studies demonstrated
that certain genes, in interaction with environmental variables, also contribute to the
development of attachment. These studies assess the attachment through behavioral
procedures (e.g., Strange Situation Procedure), so the effect of gene-environment interaction
on attachment representation has not been studied.
The main purpose of this study is to understand if environmental variables (e.g., context and
maternal sensitivity) and the interaction between environmental variables and genetic
variables (IL-10 and 5-HTTLPR) are associated or can predict attachment representation in
preschool children.
The results reveal that environmental variables and the gene-environment interactions are not
associated with attachment representation.

Publicação

Ano de Publicação: 2015

Identificadores

ISSN: 201226766